O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as metodologias e os materiais didáticos que os docentes estão utilizando na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além disso, como os alunos captam os conteúdos ministrados pelos professores. No Brasil, o EJA é uma modalidade da Educação Básica. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, houve um avanço visando que jovens e adultos que não conseguiram terminar os seus estudos no tempo certo, pudessem enfim concluir e avançar para outras etapas da educação. Não obstante, a modalidade proporciona de maneira rápida e clara os conteúdos que são passados no período da educação básica. No campo da didática, o questionamento é, como vem sendo abordada as matérias no cotidiano da sala de aula e a partir disso, estudando a metodologia e os conteúdos tratados na mesma. Para tal fim, desenvolvemos este estudo de abordagem qualitativa, onde foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do ensino no EJA e da didática no âmbito geral, a fim de serem discutidas as didáticas no ensino dos alunos do EJA e ainda realizamos diálogos e entrevistas com alguns professores e estudantes da EJA em relação aos métodos utilizados para apresentar os conteúdos aos estudantes e com um estudante no qual os professores oferecem as disciplinas. Constatamos a pertinência do estudo, pois o mesmo nos ajuda a refletir sobre a importância da EJA, bem como propor ideias acerca de metodologias a serem utilizadas nesta modalidade.