UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113909 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7182 "inscrito_id" => 12670 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE" "resumo" => "As Metodologias Ativas são importantes para a formação acadêmica dos discentes em diversos contextos, como na formação de tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, por exemplo, que requer muitas práticas, diante de suas especificidades. Nesse sentido, a utilização das Metodologias Ativas passa a ser relevante no decorrer do curso. Este trabalho, que configura-se como relato de experiência, apresenta as vivências dos autores no Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Acopiara, na disciplina de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa), durante o semestre 2024.1. Temos como objetivo, portanto, apresentar a importância das metodologias ativas na formação do Tradutor e Intérpretes de Libras (TILS). Busca-se analisar e discutir duas atividades desenvolvidas na disciplina, a saber: Grupos de discussão e grupos de socialização e Estudos de caso. Após a análise das ações sob a ótica dos autores/discentes e com o aporte teórico, nota-se que as Metodologias Ativas desempenham um importante papel no processo de formação dos TILS, contribuindo de forma lúdica para o aprendizado. As vivências ora relatadas impactaram e contribuíram de forma significativa na formação dos discentes. Sugere-se estudos complementares que investiguem a percepção coletiva dos estudantes do curso sobre tais metodologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12670_TB7182_26102024143656.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EUDENIS ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EUDENIS" "autor_email" => "francisco.eudenis08@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113909 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7182 "inscrito_id" => 12670 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE" "resumo" => "As Metodologias Ativas são importantes para a formação acadêmica dos discentes em diversos contextos, como na formação de tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, por exemplo, que requer muitas práticas, diante de suas especificidades. Nesse sentido, a utilização das Metodologias Ativas passa a ser relevante no decorrer do curso. Este trabalho, que configura-se como relato de experiência, apresenta as vivências dos autores no Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Acopiara, na disciplina de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa), durante o semestre 2024.1. Temos como objetivo, portanto, apresentar a importância das metodologias ativas na formação do Tradutor e Intérpretes de Libras (TILS). Busca-se analisar e discutir duas atividades desenvolvidas na disciplina, a saber: Grupos de discussão e grupos de socialização e Estudos de caso. Após a análise das ações sob a ótica dos autores/discentes e com o aporte teórico, nota-se que as Metodologias Ativas desempenham um importante papel no processo de formação dos TILS, contribuindo de forma lúdica para o aprendizado. As vivências ora relatadas impactaram e contribuíram de forma significativa na formação dos discentes. Sugere-se estudos complementares que investiguem a percepção coletiva dos estudantes do curso sobre tais metodologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12670_TB7182_26102024143656.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EUDENIS ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EUDENIS" "autor_email" => "francisco.eudenis08@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }