O planejamento de uma aula experimental que objetiva motivar os alunos para o engajamento, deve despertar a curiosidade por apelo a fantasia, desafiando ou possibilitando o controle de variáveis. Neste trabalho exploramos a beleza estética dos fenômenos como estratégia didática em atividades experimentais investigativas. Em todos os experimentos, optamos por fazer uso de recursos alternativos de baixo custo, garantindo assim a reprodutibilidade. As intervenções ocorreram em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual como uma das atividades de regência do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Química. O conteúdo abordado foi selecionado de acordo com as dificuldades relatadas pelo docente. Optamos por apresentar variantes de experimentos clássicos. Conforme preconiza o ensino investigativo, separamos a turma em pequenos grupos. Contemplamos o tema, mediando a construção de uma escala colorida, utilizando gelatinas com diferentes concentrações de açúcar. Ainda sobre o mesmo conceito científico, os alunos reconfiguraram o bibelô conhecido como “lâmpada de lava”, todavia, fazendo adaptações no gerador do efeito visual com comprimido efervescente imerso em mistura bifásica óleo/água tingida com corante. Os resultados apontam para a integração da teoria acadêmica e a prática profissional docente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes em escolas com recursos limitados.