Os jogos digitais é uma área que está em constante desenvolvimento e que pode auxiliar muito na educação de forma lúdica. Este artigo tem como foco apresentar em forma de revisão sistemática da literatura, a partir do método prisma, o uso dos jogos digitais na alfabetização de crianças e como objetivo verificar como os jogos podem auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização. Os trabalhos selecionados foram baseados no recorte temporal entre 2019 e 2024 e que tivessem como foco os jogos digitais para crianças em processo de alfabetização, no qual foram utilizados 3 fontes de pesquisa: O periódico Capes, o repositório Scielo e o repositório Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a palavra chave “Jogos para Alfabetização” na busca de pesquisa de cada plataforma, no qual apareceram mais de 600 trabalhos de diversos assuntos e disciplinas, após isso empregou-se os critérios de exclusão: Jogos para disciplinas diferente do português, conteúdos diferentes do processo da alfabetização, formação de docentes e alfabetização de jovens e adultos e os critérios de inclusão: Jogos digitais no processo de alfabetização, pesquisa dos últimos 5 anos e alfabetização na educação infantil para delimitar estudos relacionados com a temática pretendida. Após a aplicação desses critérios foram selecionados 10 estudos que foram utilizados para o artigo, 8 no periódico capes, 1 no repositório saber aberto e 1 no repositório scielo. Com os resultados obtidos é possível observar que existem muitos artigos relacionados a jogos digitais para educação, porém quando se trata de jogos para auxiliar no ensino na alfabetização tem uma grande redução de pesquisas, evidenciando assim a importância da pesquisa nesta temática.