Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112520
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5184
    "inscrito_id" => 14849
    "titulo" => "OS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "Os jogos digitais é uma área que está em constante desenvolvimento e que pode auxiliar muito na educação de forma lúdica. Este artigo tem como foco apresentar em forma de revisão sistemática da literatura, a partir do método prisma, o uso dos jogos digitais na alfabetização de crianças e como objetivo verificar como os jogos podem auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização. Os trabalhos selecionados foram baseados no recorte temporal entre 2019 e 2024 e que tivessem como foco os jogos digitais para crianças em processo de alfabetização, no qual foram utilizados 3 fontes de pesquisa: O periódico Capes, o repositório Scielo e o repositório Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a palavra chave “Jogos para Alfabetização” na busca de pesquisa de cada plataforma, no qual apareceram mais de 600 trabalhos de diversos assuntos e disciplinas, após isso empregou-se os critérios de exclusão: Jogos para disciplinas diferente do português, conteúdos diferentes do processo da alfabetização, formação de docentes e alfabetização de jovens e adultos e os critérios de inclusão: Jogos digitais no processo de alfabetização, pesquisa dos últimos 5 anos e alfabetização na educação infantil para delimitar estudos relacionados com a temática pretendida. Após a aplicação desses critérios foram selecionados 10 estudos que foram utilizados para o artigo, 8 no periódico capes, 1 no repositório saber aberto e 1 no repositório scielo. Com os resultados obtidos é possível observar que existem muitos artigos relacionados a jogos digitais para educação, porém quando se trata de jogos para auxiliar no ensino na alfabetização tem uma grande redução de pesquisas, evidenciando assim a importância da pesquisa nesta temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14849_TB5184_21102024163828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN DOS REIS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN"
    "autor_email" => "liliandrmirandaa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112520
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5184
    "inscrito_id" => 14849
    "titulo" => "OS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "Os jogos digitais é uma área que está em constante desenvolvimento e que pode auxiliar muito na educação de forma lúdica. Este artigo tem como foco apresentar em forma de revisão sistemática da literatura, a partir do método prisma, o uso dos jogos digitais na alfabetização de crianças e como objetivo verificar como os jogos podem auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização. Os trabalhos selecionados foram baseados no recorte temporal entre 2019 e 2024 e que tivessem como foco os jogos digitais para crianças em processo de alfabetização, no qual foram utilizados 3 fontes de pesquisa: O periódico Capes, o repositório Scielo e o repositório Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a palavra chave “Jogos para Alfabetização” na busca de pesquisa de cada plataforma, no qual apareceram mais de 600 trabalhos de diversos assuntos e disciplinas, após isso empregou-se os critérios de exclusão: Jogos para disciplinas diferente do português, conteúdos diferentes do processo da alfabetização, formação de docentes e alfabetização de jovens e adultos e os critérios de inclusão: Jogos digitais no processo de alfabetização, pesquisa dos últimos 5 anos e alfabetização na educação infantil para delimitar estudos relacionados com a temática pretendida. Após a aplicação desses critérios foram selecionados 10 estudos que foram utilizados para o artigo, 8 no periódico capes, 1 no repositório saber aberto e 1 no repositório scielo. Com os resultados obtidos é possível observar que existem muitos artigos relacionados a jogos digitais para educação, porém quando se trata de jogos para auxiliar no ensino na alfabetização tem uma grande redução de pesquisas, evidenciando assim a importância da pesquisa nesta temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14849_TB5184_21102024163828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN DOS REIS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN"
    "autor_email" => "liliandrmirandaa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os jogos digitais é uma área que está em constante desenvolvimento e que pode auxiliar muito na educação de forma lúdica. Este artigo tem como foco apresentar em forma de revisão sistemática da literatura, a partir do método prisma, o uso dos jogos digitais na alfabetização de crianças e como objetivo verificar como os jogos podem auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização. Os trabalhos selecionados foram baseados no recorte temporal entre 2019 e 2024 e que tivessem como foco os jogos digitais para crianças em processo de alfabetização, no qual foram utilizados 3 fontes de pesquisa: O periódico Capes, o repositório Scielo e o repositório Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a palavra chave “Jogos para Alfabetização” na busca de pesquisa de cada plataforma, no qual apareceram mais de 600 trabalhos de diversos assuntos e disciplinas, após isso empregou-se os critérios de exclusão: Jogos para disciplinas diferente do português, conteúdos diferentes do processo da alfabetização, formação de docentes e alfabetização de jovens e adultos e os critérios de inclusão: Jogos digitais no processo de alfabetização, pesquisa dos últimos 5 anos e alfabetização na educação infantil para delimitar estudos relacionados com a temática pretendida. Após a aplicação desses critérios foram selecionados 10 estudos que foram utilizados para o artigo, 8 no periódico capes, 1 no repositório saber aberto e 1 no repositório scielo. Com os resultados obtidos é possível observar que existem muitos artigos relacionados a jogos digitais para educação, porém quando se trata de jogos para auxiliar no ensino na alfabetização tem uma grande redução de pesquisas, evidenciando assim a importância da pesquisa nesta temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.