RESUMO Este trabalho visa o desenvolvimento da leitura, a importância do lúdico na educação fundamental, do 1º ao 5º ano. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de um bairro periférico de Salinópolis, Pará. A metodologia pedagógica concebem um ambiente saudável e confortável para estimular o aluno na construção do seu próprio conhecimento através da criação e manipulação dos jogos. Este estudo é classificado como uma pesquisa qualitativa, compreendendo aspectos subjetivos da realidade em que o estudante está inserido. As atividades lúdicas aplicadas foram: teatro; bingo com sílabas; ficha de leitura; forma geométrica; quebra cabeça; desafio “escapa buraco”; jogos de memória. A pesquisa norteadora deste estudo foi: De que forma o lúdico para o aprendizado no ensino fundamental em um bairro periférico? Verificou-se que o lúdico pode ser trabalhado em sala de aula e identificou-se sua relevância para a aprendizagem. A partir da análise dos resultados foi possível perceber que nos contextos escolares, diversas situações são evidenciadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que o presente estudo venha colaborar no trabalho pedagógico de professores, no fortalecimento do aprendizado. Esta pesquisa deve servir como um ponto de partida para outros trabalhos, que terão como instrumento de imediações o lúdico, para que o processo de aprendizagem tenha os seus reais objetivos alcançados no crescimento do discente.