O artigo trata da revisão de literatura sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo do epistemólogo Jean Piaget, na abordagem educacional Maker. A ênfase da reflexão está na aprendizagem prática, resolução de problemas e a criatividade, através da construção de projetos tangíveis. Por meio de um diálogo discursivo embasado nas contribuições teóricas de Piaget 1990 e Papert 1993, o artigo em questão propõe analisar sobre como os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação, por meio da perturbação e equilibração, que se relacionam de maneira intrínseca com as práticas educacionais Maker. A metodologia inclui pesquisas bibliográficas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e adota a abordagem investigativa nas obras sobre a teoria de Piaget 1990 e Papert 1993, por meio da abordagem Maker no contexto educacional contemporâneo. Ao examinar essa interconexão, o artigo destaca a importância de desafiar os alunos com tarefas que estejam ligeiramente além de seu nível atual para promover o desenvolvimento cognitivo e intelectual, a partir de desafios. A integração entre a teoria construtivista de Piaget e o Construcionismo de Papert, com a abordagem educacional Maker, representam um ponto de convergência extremamente promissor para os educadores. Em uma perspectiva híbrida, os educadores e os alunos podem configurar ambientes de aprendizagem dinâmicos que não apenas cultivam o desenvolvimento cognitivo, mas também fomentam o pensamento crítico e a resolução de problemas entre os participantes. Assim, podemos repensar as práticas pedagógicas no ensino fundamental da educação básica.