Este estudo é uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que visa analisar e consolidar os estudos as pesquisas existentes sobre o tema, com o propósito de oferecer uma perspectiva ampla e atualizada sobre a formação de professores no ensino de Física. Para estabelecer os critérios de busca, os trabalhos foram designados com base no descritor “formação de professores em ensino de Física”, presente tanto no título quanto no resumo das pesquisas. Após um processo de triagem e seleção de pesquisas, apenas dez (10) artigos científicos foram escolhidos. Essas publicações foram selecionadas com base na leitura completa de textos encontrados em sete periódicos específicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES abrangendo o período de 2019 a 2023. A abordagem adotada consiste em uma análise qualitativa e descritiva. Em consonância com os achados da investigação, as formações iniciais e continuadas emergem como elementos essenciais para os professores de Física, exercendo um impacto direto tanto na qualidade do ensino quanto no desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, o foco está em assegurar que os docentes estejam devidamente preparados e possuam as habilidades necessárias para ministrar a disciplina, enfrentando os desafios e atingindo os objetivos educacionais estabelecidos, garantindo assim um ambiente de aprendizado estimulante.