Neste artigo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura no portal de periódicos da CAPES, abrangendo o período de 2018 a 2022 sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Física. A metodologia de pesquisa empregada utiliza métodos explícitos e sistemáticos para buscar, avaliar criticamente e consolidar informações selecionadas. O objetivo desta revisão foi responder às questões de pesquisa: quais são as metodologias ativas mais utilizadas no ensino de física? Que estratégias são adotadas na implementação dessas metodologias? E quais recursos tecnológicos foram utilizados para apoiar essas abordagens? O referencial teórico abordou as bases que sustentam o uso dessas metodologias, incluindo o cognitivismo, o (socio)construtivismo e o conectivismo. Além disso, exploraram-se algumas abordagens de ensino ativo mais utilizadas, examinando os benefícios e desafios associados a cada uma delas. Ao final da seleção teórica mantiveram-se 15 artigos, dos quais foram extraídas informações, como: metodologias ativas empregadas, referenciais adotados, ferramentas tecnológicas utilizadas, nível de ensino, conteúdos de Física mais abordados, instrumentos de coleta e análise de dados e impactos na aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos nos artigos apontaram que as metodologias ativas podem favorecer uma melhoria na assimilação dos conteúdos e no rendimento das avaliações. Além disso, contribuem para o aumento da motivação, engajamento e interesse, e maior autonomia no processo de aprendizagem pelos alunos.