Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DO CEARÁ: O QUE VERSAM OS CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109708
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1165
    "inscrito_id" => 6997
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DO CEARÁ: O QUE VERSAM OS CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?"
    "resumo" => "O presente trabalho possui natureza qualitativa e tem por objetivo analisar os currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade Federal do Cariri - UFCA, com o intuito de investigar se as ações programáticas propostas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH e a Resolução n. 01/2012 da Conferência Nacional de Educação - CNE estão sendo cumpridas pelas as instituições em foco. A fonte dos dados da pesquisa é o Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Fizemos o uso da análise documental para tratamento dos dados e como categorias de análise, estabelecemos os seguintes critérios: 1. Descrição explícita dos Direitos Humanos no componente curricular e 2. Descrição de temas ligados aos Direitos Humanos, mas que não descrevem explicitamente o termo nos documentos. Na análise feita dos componentes obrigatórios do PPC da UFC nenhuma disciplina trata diretamente sobre a Educação em Direitos Humanos - EDH, conforme orienta o PNEDH e a CNE de 2012. Há a descrição de uma disciplina intitulada “Educação e Direitos Humanos” e é ofertada como um componente optativo. No PPC da UFCA identificamos a oferta de uma disciplina de caráter obrigatório que trata explicitamente sobre a EDH, intitulada: Educação, Diversidade e Direitos Humanos. O currículo como um espaço de poder e identidade é um importante meio de transformação, e é essencial lançarmos um olhar crítico quanto a ausência de componentes fundamentais na formação dos docentes, tudo que existe nas grades curriculares possui uma intenção, assim como a ausência também diz algo sobre a formação dos docentes. Para uma EDH inclusiva, dialógica e participativa se faz necessário, em primeiro lugar, modificar as estruturas dicotômicas dos currículos acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6997_TB1165_15102024152707.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA NUNES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA NUNES"
    "autor_email" => "eduardans2@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109708
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1165
    "inscrito_id" => 6997
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DO CEARÁ: O QUE VERSAM OS CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?"
    "resumo" => "O presente trabalho possui natureza qualitativa e tem por objetivo analisar os currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade Federal do Cariri - UFCA, com o intuito de investigar se as ações programáticas propostas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH e a Resolução n. 01/2012 da Conferência Nacional de Educação - CNE estão sendo cumpridas pelas as instituições em foco. A fonte dos dados da pesquisa é o Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Fizemos o uso da análise documental para tratamento dos dados e como categorias de análise, estabelecemos os seguintes critérios: 1. Descrição explícita dos Direitos Humanos no componente curricular e 2. Descrição de temas ligados aos Direitos Humanos, mas que não descrevem explicitamente o termo nos documentos. Na análise feita dos componentes obrigatórios do PPC da UFC nenhuma disciplina trata diretamente sobre a Educação em Direitos Humanos - EDH, conforme orienta o PNEDH e a CNE de 2012. Há a descrição de uma disciplina intitulada “Educação e Direitos Humanos” e é ofertada como um componente optativo. No PPC da UFCA identificamos a oferta de uma disciplina de caráter obrigatório que trata explicitamente sobre a EDH, intitulada: Educação, Diversidade e Direitos Humanos. O currículo como um espaço de poder e identidade é um importante meio de transformação, e é essencial lançarmos um olhar crítico quanto a ausência de componentes fundamentais na formação dos docentes, tudo que existe nas grades curriculares possui uma intenção, assim como a ausência também diz algo sobre a formação dos docentes. Para uma EDH inclusiva, dialógica e participativa se faz necessário, em primeiro lugar, modificar as estruturas dicotômicas dos currículos acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6997_TB1165_15102024152707.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA NUNES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA NUNES"
    "autor_email" => "eduardans2@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho possui natureza qualitativa e tem por objetivo analisar os currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade Federal do Cariri - UFCA, com o intuito de investigar se as ações programáticas propostas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH e a Resolução n. 01/2012 da Conferência Nacional de Educação - CNE estão sendo cumpridas pelas as instituições em foco. A fonte dos dados da pesquisa é o Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Fizemos o uso da análise documental para tratamento dos dados e como categorias de análise, estabelecemos os seguintes critérios: 1. Descrição explícita dos Direitos Humanos no componente curricular e 2. Descrição de temas ligados aos Direitos Humanos, mas que não descrevem explicitamente o termo nos documentos. Na análise feita dos componentes obrigatórios do PPC da UFC nenhuma disciplina trata diretamente sobre a Educação em Direitos Humanos - EDH, conforme orienta o PNEDH e a CNE de 2012. Há a descrição de uma disciplina intitulada “Educação e Direitos Humanos” e é ofertada como um componente optativo. No PPC da UFCA identificamos a oferta de uma disciplina de caráter obrigatório que trata explicitamente sobre a EDH, intitulada: Educação, Diversidade e Direitos Humanos. O currículo como um espaço de poder e identidade é um importante meio de transformação, e é essencial lançarmos um olhar crítico quanto a ausência de componentes fundamentais na formação dos docentes, tudo que existe nas grades curriculares possui uma intenção, assim como a ausência também diz algo sobre a formação dos docentes. Para uma EDH inclusiva, dialógica e participativa se faz necessário, em primeiro lugar, modificar as estruturas dicotômicas dos currículos acadêmicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.