O presente trabalho possui natureza qualitativa e tem por objetivo analisar os currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade Federal do Cariri - UFCA, com o intuito de investigar se as ações programáticas propostas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH e a Resolução n. 01/2012 da Conferência Nacional de Educação - CNE estão sendo cumpridas pelas as instituições em foco. A fonte dos dados da pesquisa é o Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Fizemos o uso da análise documental para tratamento dos dados e como categorias de análise, estabelecemos os seguintes critérios: 1. Descrição explícita dos Direitos Humanos no componente curricular e 2. Descrição de temas ligados aos Direitos Humanos, mas que não descrevem explicitamente o termo nos documentos. Na análise feita dos componentes obrigatórios do PPC da UFC nenhuma disciplina trata diretamente sobre a Educação em Direitos Humanos - EDH, conforme orienta o PNEDH e a CNE de 2012. Há a descrição de uma disciplina intitulada “Educação e Direitos Humanos” e é ofertada como um componente optativo. No PPC da UFCA identificamos a oferta de uma disciplina de caráter obrigatório que trata explicitamente sobre a EDH, intitulada: Educação, Diversidade e Direitos Humanos. O currículo como um espaço de poder e identidade é um importante meio de transformação, e é essencial lançarmos um olhar crítico quanto a ausência de componentes fundamentais na formação dos docentes, tudo que existe nas grades curriculares possui uma intenção, assim como a ausência também diz algo sobre a formação dos docentes. Para uma EDH inclusiva, dialógica e participativa se faz necessário, em primeiro lugar, modificar as estruturas dicotômicas dos currículos acadêmicos.