Este trabalho tem o intuito de analisar como se estabeleceu o regime de colaboração entre a União e o município de São Luís para garantir a implantação das ações da dimensão 1 do Plano de Ações Articuladas (PAR), com ênfase na Gestão Educacional. O PAR é uma política de assistência técnica e financeira do Ministério da Educação (MEC), criado para viabilizar a materialização das 28 diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6. 0094 de 24 de abril de 2007. A implantação das políticas públicas governamentais por meio do regime de colaboração se constitui um caminho para a garantia de melhores condições educacionais para a Educação Básica, em que a União, estados e municípios por meio do compartilhamento de competências devem assegurar a efetivação das ações do PAR. Para a discussão e análise do estudo, realizaremos uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base nos estudos de Farenzena (2012, 2014), Cavalcanti (2019), Araujo (2010), Abrucio (2012); e uma pesquisa documental, recorrendo a Constituição Federal de 1988, LDBEN (1996) e relatórios do Fundo Nacional de Educação (FNDE). A dimensão 1 do PAR, com ênfase na gestão educacional possui 5 áreas, 28 indicadores e 115 subações, a maior parte das ações está sobre a responsabilidade da União em garantir ao município, por meio de assistência técnica e financeira do