No ensino básico são encontrados vários desafios relacionados aos conteúdos de química, tanto para o professor(a) que ensina, como para o aluno que aprende. Nesse sentido é importante pensar em estratégias para superar tais desafios, como o uso de jogos didáticos, experimentos e outras metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em Química. A experimentação estimula a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, além de melhorar a associação entre teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo relatar a importância de aulas práticas no ensino da química e apresentar alternativas que podem ser utilizadas para explicar conceitos importantes, tais como estrutura atômica, ligações químicas e reações químicas, mesmo em situações em que não haja recursos suficientes (reagentes e materiais convencionais) e disponibilidade de laboratório didático de química na escola. A metodologia constou da aplicação de quatro experimentos utilizando materiais alternativos, para turmas dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública de ensino integral em Fortaleza/CE. Para realização dos experimentos as turmas foram divididas em grupos. Ao final das práticas foi aplicado um questionário para avaliar o grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades. Foram realizados os seguintes experimentos: a lâmpada de larva, as cores do permanganato, o leite psicodélico e o teste de chamas, três desses experimentos foram realizados pelos estudantes e um deles foi realizado de forma demonstrativa. Todos com a supervisão da professora titular da disciplina. Durante a realização dos experimentos os estudantes mostraram-se bem empolgados, relataram que, “aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo” e descreveram os experimentos como “super mágicos”. Os experimentos foram executados com sucesso melhorando o entendimento dos conteúdos abordados e despertaram nos estudantes, mais interesse, encantamento e curiosidade pela Química.