Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113842
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7088
    "inscrito_id" => 16233
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "No ensino básico são encontrados vários desafios relacionados aos conteúdos de química, tanto para o professor(a) que ensina, como para o aluno que aprende. Nesse sentido é importante pensar em estratégias para superar tais desafios, como o uso de jogos didáticos, experimentos e outras metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em Química. A experimentação estimula a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, além de melhorar a associação entre teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo relatar a importância de aulas práticas no ensino da química e apresentar alternativas que podem ser utilizadas para explicar conceitos importantes, tais como estrutura atômica, ligações químicas e reações químicas, mesmo em situações em que não haja recursos suficientes (reagentes e materiais convencionais) e disponibilidade de laboratório didático de química na escola. A metodologia constou da aplicação de quatro experimentos utilizando materiais alternativos, para turmas dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública de ensino integral em Fortaleza/CE. Para realização dos experimentos as turmas foram divididas em grupos. Ao final das práticas foi aplicado um questionário para avaliar o grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades. Foram realizados os seguintes experimentos: a lâmpada de larva, as cores do permanganato, o leite psicodélico e o teste de chamas, três desses experimentos foram realizados pelos estudantes e um deles foi realizado de forma demonstrativa. Todos com a supervisão da professora titular da disciplina. Durante a realização dos experimentos os estudantes mostraram-se bem empolgados, relataram que, “aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo” e descreveram os experimentos como “super mágicos”. Os experimentos foram executados com sucesso melhorando o entendimento dos conteúdos abordados e despertaram nos estudantes, mais interesse, encantamento e curiosidade pela Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16233_TB7088_26102024202330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BEZERRA CHAVES PEREIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "bezerra.chaves@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113842
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7088
    "inscrito_id" => 16233
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "No ensino básico são encontrados vários desafios relacionados aos conteúdos de química, tanto para o professor(a) que ensina, como para o aluno que aprende. Nesse sentido é importante pensar em estratégias para superar tais desafios, como o uso de jogos didáticos, experimentos e outras metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em Química. A experimentação estimula a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, além de melhorar a associação entre teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo relatar a importância de aulas práticas no ensino da química e apresentar alternativas que podem ser utilizadas para explicar conceitos importantes, tais como estrutura atômica, ligações químicas e reações químicas, mesmo em situações em que não haja recursos suficientes (reagentes e materiais convencionais) e disponibilidade de laboratório didático de química na escola. A metodologia constou da aplicação de quatro experimentos utilizando materiais alternativos, para turmas dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública de ensino integral em Fortaleza/CE. Para realização dos experimentos as turmas foram divididas em grupos. Ao final das práticas foi aplicado um questionário para avaliar o grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades. Foram realizados os seguintes experimentos: a lâmpada de larva, as cores do permanganato, o leite psicodélico e o teste de chamas, três desses experimentos foram realizados pelos estudantes e um deles foi realizado de forma demonstrativa. Todos com a supervisão da professora titular da disciplina. Durante a realização dos experimentos os estudantes mostraram-se bem empolgados, relataram que, “aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo” e descreveram os experimentos como “super mágicos”. Os experimentos foram executados com sucesso melhorando o entendimento dos conteúdos abordados e despertaram nos estudantes, mais interesse, encantamento e curiosidade pela Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16233_TB7088_26102024202330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BEZERRA CHAVES PEREIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "bezerra.chaves@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No ensino básico são encontrados vários desafios relacionados aos conteúdos de química, tanto para o professor(a) que ensina, como para o aluno que aprende. Nesse sentido é importante pensar em estratégias para superar tais desafios, como o uso de jogos didáticos, experimentos e outras metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em Química. A experimentação estimula a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, além de melhorar a associação entre teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo relatar a importância de aulas práticas no ensino da química e apresentar alternativas que podem ser utilizadas para explicar conceitos importantes, tais como estrutura atômica, ligações químicas e reações químicas, mesmo em situações em que não haja recursos suficientes (reagentes e materiais convencionais) e disponibilidade de laboratório didático de química na escola. A metodologia constou da aplicação de quatro experimentos utilizando materiais alternativos, para turmas dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública de ensino integral em Fortaleza/CE. Para realização dos experimentos as turmas foram divididas em grupos. Ao final das práticas foi aplicado um questionário para avaliar o grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades. Foram realizados os seguintes experimentos: a lâmpada de larva, as cores do permanganato, o leite psicodélico e o teste de chamas, três desses experimentos foram realizados pelos estudantes e um deles foi realizado de forma demonstrativa. Todos com a supervisão da professora titular da disciplina. Durante a realização dos experimentos os estudantes mostraram-se bem empolgados, relataram que, “aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo” e descreveram os experimentos como “super mágicos”. Os experimentos foram executados com sucesso melhorando o entendimento dos conteúdos abordados e despertaram nos estudantes, mais interesse, encantamento e curiosidade pela Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.