O trabalho apresenta proposta de prática pedagógica a ser desenvolvida em aulas de Hidrologia com alunos de Ensino Médio Técnico Integrado. Pretende-se construir, com o auxílio dos alunos, três maquetes de bacias hidrográficas que irão representar diferentes cenários ambientais: o de uma bacia vegetada, o de uma bacia desmatada e outro que expressa uma bacia desmatada e posteriormente urbanizada. O objetivo desta prática é demonstrar aos alunos como se dá a dinâmica hídrica em diferentes cenários de cobertura vegetal, enfatizando a importância da vegetação e da existência de áreas permeáveis em uma bacia de drenagem, além da visualização, em termos práticos, dos impactos da impermeabilização de superfícies proveniente do intenso uso e ocupação do solo. Propõe-se a construção das maquetes, seguindo roteiro específico, seguido de sequência didática visando uma melhor vivência da experiência em sala de aula com os alunos. Ao final do experimento as maquetes simulam de maneira bastante eficiente o funcionamento de bacias hidrográficas reais, especialmente no que diz respeito à problemática hídrica em ambientes urbanos.