O trabalho traz uma reflexão no que concerne às gnosiologias de Celestin Freinet e de Paulo Freire e da implicação que provoca a transformação do sujeito, por meio do que Freinet desenvolveu com base no empirismo experimental no decorrer de experiências da vivência escolar, a sua Education du travail; e de Freire que organizou sua práxis educativa transformadora ao educar por meio da liberdade e da não-opressão. O estudo teve como fonte as principais obras de Paulo Freire e Celestin Freinet, para a identificação dessas teorias e suas influencias sobre o processo de transformação do indivíduo por meio da prática educativa. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, e buscar-se-á assumir a condição de sujeito perante o texto que deve se manifestar pela atitude crítica. Os conceitos tomados como base, foram os de educação, gnosiologia, trabalho, opressão, alienação e transformação. Para a organização do estudo, o trabalho foi desenvolvido em eixos de análise. Do ponto de vista metodológico, o trabalho exigiu a hermenêutica. Entende-se que o método hermenêutico tem sua itinerância junto aos pesquisadores da área de humanidades como recurso importante para o desenvolvimento de trabalhos, sobretudo, no que diz respeito às tarefas de filósofos e historiadores. A conclusão considerou a análise dos dados produzidos a partir da leitura cuidadosa, rigorosa e interpretativa, articuladas com a revisão da literatura referente ao objeto de estudo contemplado.