Este artigo reflexivo se originou a partir da disciplina prática de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I: 3º, 4º e 5º anos. Seu objetivo é discutir o contexto do ensino de Arte no Brasil, considerando a realidade da sala de aula de duas escolas públicas situadas no município de Presidente Prudente. Para discutir mais amplamente o tema definido, foram utilizadas algumas bibliografias específicas, tais como: Brasil (1997); Brasil (2008); Brasil (2012); Brasil (2013); Brasil (2016); Pimenta et. al. (2017); Araújo (2017); entre outras. A escolha desse tema possibilitou o delineamento de três tópicos para o desenvolvimento do trabalho, a saber: o primeiro tópico aborda a história da arte no Brasil, explorando seus desdobramentos históricos. O segundo tópico investiga como a disciplina de Arte tem sido abordada nas salas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ciclo I, destacando os principais aspectos observados durante o estágio. Por fim, o terceiro tópico propõe estratégias para o ensino de Arte nessas séries, visando tornar as linguagens artísticas significativas e contextualizadas para os estudantes. As conclusões revelam que a disciplina e os conteúdos de Arte ainda não são amplamente reconhecidos como conhecimentos essenciais, o que precisa ser revisto, uma vez que a inclusão efetiva dos conteúdos de arte na educação básica, pode proporcionar aos estudantes, experiências e oportunidades fundamentais para seu desenvolvimento intelectual e social.