Este artigo tem como tema: Educação Ambiental, e a importância de trabalhar o tema nos anos iniciais do ensino fundamental. Busca através do mesmo analisar, compreender, identificar e demonstrar a importância e as contribuições que a disciplina de Educação Ambiental representa para o processo de ensino aprendizagem e consequentemente para a sociedade em que estamos inseridos. Utilizando a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e embasamento teórico de Dias (1991) e Segura (2001), as atividades foram realizadas com a participação de acadêmicas de pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (campus Bacabal-Ma) e profissionais da escola. Com foco na disciplina de Educação Ambiental, foram adotadas metodologias ativas para trabalhar a importância da preservação do meio ambiente, através de atividades como exploração da natureza e reutilização de materiais para a construção de brinquedos. Os alunos do 3º ano participaram ativamente das atividades, refletindo sobre seus hábitos e a responsabilidade de cuidar do meio ambiente para garantir um futuro sustentável. A pesquisa mostrou que as crianças têm percepção sobre a importância da preservação do meio ambiente e apresentaram sugestões para contribuir com a causa. A abordagem do tema educação ambiental desde cedo é essencial para formar adultos conscientes e preocupados com hábitos sustentáveis e com a preservação do planeta terra.