Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114824
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8494
    "inscrito_id" => 19118
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "A educação emocional no contexto da educação inclusiva tem se tornado essencial para garantir equidade a todos os estudantes, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo bibliográfico, com base em publicações de 2020 a 2024, visa discutir a importância da educação emocional para estudantes autistas, destacando também seus benefícios para todas as crianças na escola. Os achados ressaltam que autistas frequentemente enfrentam dificuldades no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, resultando em desafios sociais significativos. Por isso, é crucial que profissionais da área de educação e psicologia intervenham precocemente, utilizando atividades lúdicas que estimulem essas habilidades desde a infância. Entre as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas na escola, destacam-se o autoconhecimento, que ajuda os estudantes a reconhecerem suas emoções e entenderem suas reações; a capacidade de administrar vínculos, que envolve a criação e manutenção de relacionamentos saudáveis; e o reconhecimento e regulação de sentimentos, que é fundamental para lidar com frustrações, medos e outras adversidades emocionais. Essas atividades são vitais para o desenvolvimento das interações sociais, funções executivas e regulação emocional, preparando as crianças para enfrentar os desafios da vida. A educação emocional promove um ambiente escolar mais inclusivo e beneficia todos os estudantes, não apenas os com TEA. Portanto, pautamo-nos no Modelo Social da Deficiência e sugerimos a adaptação do ambiente e da sociedade para serem mais acolhedores e inclusivos, permitindo a participação plena de todos os indivíduos, em função de suas necessidades, limitações e capacidades. Ressalta-se que as barreiras enfrentadas por pessoas com TEA são frequentemente criadas pelo capacitismo e pelo não reconhecimento da diferença na/pela sociedade. Portanto, é necessário eliminar essas barreiras e promover a inclusão e valorização da diversidade. Nesse contexto, a educação emocional é crucial para promover o desenvolvimento socioemocional de todas as crianças, especialmente as com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19118_TB8494_27102024194236.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LÍGIA DOMINGOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Lígia Souza"
    "autor_email" => "ligiafrancisca04@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114824
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8494
    "inscrito_id" => 19118
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "A educação emocional no contexto da educação inclusiva tem se tornado essencial para garantir equidade a todos os estudantes, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo bibliográfico, com base em publicações de 2020 a 2024, visa discutir a importância da educação emocional para estudantes autistas, destacando também seus benefícios para todas as crianças na escola. Os achados ressaltam que autistas frequentemente enfrentam dificuldades no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, resultando em desafios sociais significativos. Por isso, é crucial que profissionais da área de educação e psicologia intervenham precocemente, utilizando atividades lúdicas que estimulem essas habilidades desde a infância. Entre as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas na escola, destacam-se o autoconhecimento, que ajuda os estudantes a reconhecerem suas emoções e entenderem suas reações; a capacidade de administrar vínculos, que envolve a criação e manutenção de relacionamentos saudáveis; e o reconhecimento e regulação de sentimentos, que é fundamental para lidar com frustrações, medos e outras adversidades emocionais. Essas atividades são vitais para o desenvolvimento das interações sociais, funções executivas e regulação emocional, preparando as crianças para enfrentar os desafios da vida. A educação emocional promove um ambiente escolar mais inclusivo e beneficia todos os estudantes, não apenas os com TEA. Portanto, pautamo-nos no Modelo Social da Deficiência e sugerimos a adaptação do ambiente e da sociedade para serem mais acolhedores e inclusivos, permitindo a participação plena de todos os indivíduos, em função de suas necessidades, limitações e capacidades. Ressalta-se que as barreiras enfrentadas por pessoas com TEA são frequentemente criadas pelo capacitismo e pelo não reconhecimento da diferença na/pela sociedade. Portanto, é necessário eliminar essas barreiras e promover a inclusão e valorização da diversidade. Nesse contexto, a educação emocional é crucial para promover o desenvolvimento socioemocional de todas as crianças, especialmente as com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19118_TB8494_27102024194236.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LÍGIA DOMINGOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Lígia Souza"
    "autor_email" => "ligiafrancisca04@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação emocional no contexto da educação inclusiva tem se tornado essencial para garantir equidade a todos os estudantes, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo bibliográfico, com base em publicações de 2020 a 2024, visa discutir a importância da educação emocional para estudantes autistas, destacando também seus benefícios para todas as crianças na escola. Os achados ressaltam que autistas frequentemente enfrentam dificuldades no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, resultando em desafios sociais significativos. Por isso, é crucial que profissionais da área de educação e psicologia intervenham precocemente, utilizando atividades lúdicas que estimulem essas habilidades desde a infância. Entre as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas na escola, destacam-se o autoconhecimento, que ajuda os estudantes a reconhecerem suas emoções e entenderem suas reações; a capacidade de administrar vínculos, que envolve a criação e manutenção de relacionamentos saudáveis; e o reconhecimento e regulação de sentimentos, que é fundamental para lidar com frustrações, medos e outras adversidades emocionais. Essas atividades são vitais para o desenvolvimento das interações sociais, funções executivas e regulação emocional, preparando as crianças para enfrentar os desafios da vida. A educação emocional promove um ambiente escolar mais inclusivo e beneficia todos os estudantes, não apenas os com TEA. Portanto, pautamo-nos no Modelo Social da Deficiência e sugerimos a adaptação do ambiente e da sociedade para serem mais acolhedores e inclusivos, permitindo a participação plena de todos os indivíduos, em função de suas necessidades, limitações e capacidades. Ressalta-se que as barreiras enfrentadas por pessoas com TEA são frequentemente criadas pelo capacitismo e pelo não reconhecimento da diferença na/pela sociedade. Portanto, é necessário eliminar essas barreiras e promover a inclusão e valorização da diversidade. Nesse contexto, a educação emocional é crucial para promover o desenvolvimento socioemocional de todas as crianças, especialmente as com TEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.