A educação do campo é uma conquista dos movimentos sociais que sempre lutaram por direitos iguais e justos, buscando contribuir para o desenvolvimento da sociedade, abordando um ensino voltado às necessidades das pessoas que vivem no campo, respeitando sua identidade e cultura. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”, que investiga a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo, a partir dos aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais que permeiam o contexto do município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A base teórica do projeto se constitui a partir de autores que realizam estudos na área da formação de professores e pedagogias que abrangem o tema. A abordagem metodológica que fundamenta o projeto é de cunho qualitativo, a qual permite aos pesquisadores observar o modo de pensar dos sujeitos e, assim, compreender o fenômeno. A partir das atividades de campo realizadas pela equipe, o projeto tem buscado uma aproximação com o espaço escolar, alavancado ações formativas e reflexivas no intuito de proporcionar, através da pesquisa, uma importante base de dados para o fomento da prática educativa no campo.