Esta pesquisa qualitativa tem como objeto a inclusão de alunos cegos e o protagonismo e autonomia na Educação Básica dentro do âmbito educativo do Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar o desenvolvimento do estudante em braille e se houve protagonismo ou há protagonismo de fato no âmbito educacional. O referencial teórico-metodológico que embasa a pesquisa é Belarmino que traz conceitos e reflexões em relação à valorização do braille na Educação Especial. A pesquisa consta com 03 (três) professores – 01 (um) cego, 01 (uma) acompanhante/professor de apoio especializado e 01 (um) regente da sala de aula. A questão que norteia a pesquisa foi: Como o braile pode trazer melhorias/benefícios dando ao estudante cego autonomia e o transformando em protagonista em qualquer contexto em uma rede estadual de educação de Mato Grosso? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à autonomia e protagonismo do sujeito. Identificou-se três abordagens nos métodos de ensino em braille: i) método mais conhecido – com a reglete; ii) métodos de Louis Braille; iii) desenvolvimento do estudante mediante a prática com reglete”. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) aluna que está praticando a escrita com a reglete já consegue ler o que está em braille ao menos no que já foi aprendido e apreendido; b) resultados positivos com ajuda de um professor cego; c) avaliação da aluna cega com proposta bimestral positiva com repetição de conteúdo estudado na reglete.