Este trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e foca na Meta 5, sobre a alfabetização de crianças. O monitoramento da Meta 5 foi efetivado, inicialmente, ao se utilizar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), aplicada a crianças do 3º ano do ensino fundamental, e ocorreu nos anos de 2013, 2014 e 2016. Em 2017, foram homologados novos referenciais curriculares implementados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os indicadores da meta 5 foram adaptados e a avaliação passou a ser o Saeb, voltado aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Essa avaliação foi iniciada em 2019, de forma amostral, e mensurou os níveis de alfabetização e letramento a partir de provas de Língua Portuguesa e de Matemática. A avaliação também ocorreu durante o ano de 2021, e os dados expressam, inclusive, os efeitos da pandemia da covid-19 na alfabetização das crianças. O texto desenvolve problematizações a partir de trabalhos de autores brasileiros, como Libâneo e Paulo Freire. O presente trabalho faz análises sobre os dados relativos à alfabetização de crianças da região Nordeste, a partir de dados divulgados e microdados das edições do Saeb de 2019 e 2021. Além de se basear em dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, dos estados da região referida.