A crescente importância da educação socioemocional no âmbito educacional, sobretudo no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), reflete a compreensão dos desafios únicos enfrentados por esses estudantes. Muitos deles retornam ao ambiente educacional após um longo afastamento, tornando a implementação de práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento socioemocional não apenas relevante, mas essencial. Este estudo se dedicou a uma análise profunda da importância da Educação Socioemocional nas turmas de PROEJA, não apenas discutindo sua relevância teórica, mas também propondo estratégias práticas para promover o desenvolvimento integral desses alunos adultos. Por meio de uma análise criteriosa das necessidades específicas dos estudantes do PROEJA e dos desafios que enfrentam, foram delineadas práticas pedagógicas inclusivas e atividades concretas destinadas a aprimorar suas habilidades socioemocionais. Além disso, o estudo avaliou a eficácia dessas práticas no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, ressaltando a importância da formação contínua dos educadores para atender adequadamente às demandas socioemocionais de seus alunos. Adicionalmente, foram propostas estratégias específicas para criar ambientes de aprendizagem que estimulem o crescimento socioemocional dos estudantes, proporcionando um contexto propício para o desenvolvimento de suas habilidades e bem-estar. Dessa forma, este trabalho visa fornecer orientações significativas não apenas para os profissionais envolvidos no PROEJA, mas também para pesquisadores interessados em contribuir para a melhoria desse programa e para a promoção do bem-estar e desenvolvimento socioemocional dos adultos nele inseridos.