A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE VEGETAÇÃO E SOLOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114733 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8377 "inscrito_id" => 20545 "titulo" => "A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE VEGETAÇÃO E SOLOS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo aprofundar a discussão sobre os componentes curriculares de Solo e Vegetação no ensino de Geografia. O estudo se baseia tanto em documentos oficiais, quanto nas experiências do autor como docente na educação básica, utilizando-as como ponto de partida e exemplificação. As reflexões teóricas foram fundamentadas em bibliografias e documentos nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (2018). Para iniciar essas reflexões, foram analisados livros didáticos de Geografia usados pelo autor em suas aulas. Desse modo, a finalidade foi avaliar como os componentes de Solo e Vegetação são tratados em diferentes séries escolares, comparando essa abordagem com o que é previsto na legislação. Observa-se que a Geografia Física tem sido abordada como um estudo da natureza, focando quase exclusivamente em questões ambientais. A Geografia escolar tem priorizado abordagens econômicas e sociais, deixando temas como vegetação e solos com um tratamento superficial e distante da realidade dos alunos, frequentemente apresentando-se de forma puramente descritiva. Para tornar esses conteúdos mais relevantes e significativos para os estudantes, o professor precisa realizar um esforço adicional. Embora seja responsabilidade do docente inovar e buscar um ensino-aprendizagem significativo, a falta de uma base e de suporte adequados torna esses desafios ainda mais complexos e pronunciados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20545_TB8377_06082024203631.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA GABRIELLY SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbosgbarbara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114733 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8377 "inscrito_id" => 20545 "titulo" => "A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE VEGETAÇÃO E SOLOS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo aprofundar a discussão sobre os componentes curriculares de Solo e Vegetação no ensino de Geografia. O estudo se baseia tanto em documentos oficiais, quanto nas experiências do autor como docente na educação básica, utilizando-as como ponto de partida e exemplificação. As reflexões teóricas foram fundamentadas em bibliografias e documentos nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (2018). Para iniciar essas reflexões, foram analisados livros didáticos de Geografia usados pelo autor em suas aulas. Desse modo, a finalidade foi avaliar como os componentes de Solo e Vegetação são tratados em diferentes séries escolares, comparando essa abordagem com o que é previsto na legislação. Observa-se que a Geografia Física tem sido abordada como um estudo da natureza, focando quase exclusivamente em questões ambientais. A Geografia escolar tem priorizado abordagens econômicas e sociais, deixando temas como vegetação e solos com um tratamento superficial e distante da realidade dos alunos, frequentemente apresentando-se de forma puramente descritiva. Para tornar esses conteúdos mais relevantes e significativos para os estudantes, o professor precisa realizar um esforço adicional. Embora seja responsabilidade do docente inovar e buscar um ensino-aprendizagem significativo, a falta de uma base e de suporte adequados torna esses desafios ainda mais complexos e pronunciados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20545_TB8377_06082024203631.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA GABRIELLY SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbosgbarbara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }