A instituição educacional representa um ambiente crucial para o desenvolvimento das primeiras interações sociais, desempenhando um papel fundamental na formação cidadã. Este estudo concentra-se em analisar a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores, explorando a dinâmica da conexão entre a universidade e a escola. O PRP oferece uma antecipação valiosa da experiência normativa em sala de aula para os futuros pedagogos, permitindo experiências práticas tanto dentro quanto fora da escola. Essas experiências são realizadas em colaboração com o professor preceptor, o orientador acadêmico e a instituição escolar parceira do Programa. Este artigo destaca a importância da experiência proporcionada pelo PRP na formação inicial de professores, enfatizando as abordagens metodológicas utilizadas para promover a integração eficaz entre a universidade e a escola. A análise realizada destaca a necessidade de as políticas públicas direcionarem cada vez mais sua atenção para o aprimoramento da formação prática nos cursos de licenciatura. Reconhece-se que a sinergia entre teoria e prática, facilitada pelo PRP, contribui significativamente para a preparação dos futuros educadores. Assim, é imperativo que as estratégias educacionais e políticas se concentrem na contínua melhoria dessa integração, a fim de fortalecer a qualidade da formação de professores e, por extensão, o sistema educacional como um todo.