Introdução: Gênero e Sexualidade são temas que nos intrigam e fascinam, temas que são discutidos em qualquer lugar e geralmente falar sobre prazer, sexo e amor é muito bom. Discutir como estes processos acontecem quando se é um homem ou uma mulher, e se há distinção ou aproximações nestes processos costumam também provocar discussões bastante acaloradas. No entanto, encarar esses temas na posição de um profissional da educação pede-se um olhar mais cuidadoso. A intenção de introduzir esse assunto no âmbito escolar torna-se evidente pela inserção da Orientação Sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) na forma de tema transversal. Entende-se assim que todos aqueles que fazem parte da vida de um adolescente, ou seja, família- escola são responsáveis por nesta fase orientar e encaminhar estes adolescentes para que possam se sentir seguros para desbravar esses novos caminhos. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo incentivar e influenciar professores e professoras, não somente os da disciplina de ciências, mas todos que estão envolvidos no processo educativo escolar, a repensar e reformular o conceito de sexualidade e gênero, sua importância e relevância na vida da criança e do adolescente, como também quanto à maneira que o tema vem sendo trabalhado, buscando sensibiliza-los sobre a importância de tal reflexão para a construção de uma educação democrática e igualitária, visando a redução das desigualdades sociais e sexuais. Metodologia: Considerando o objetivo deste estudo optou-se por adotar uma abordagem metodológica qualitativa, com caráter etnográfico. O presente trabalho foi desenvolvido com professores de uma escola da rede Municipal de Ensino Fundamental II do município de São Sebastião de Lagoa de Roça - PB, que fazem parte do quadro de professores de turmas do 6º a 9º ano, de várias disciplinas, do turno manhã e tarde, perfazendo um total de 27 professores. A escola atualmente funciona nos três turnos; no turno da manhã e tarde, Ensino Fundamental II e no turno da noite o EJA (Educação para Jovens e adultos), abrangendo um total de 673 alunos e 32 funcionários. A escola também dispõe de uma equipe pedagógica composta por um coordenador pedagógico, uma supervisora educacional e uma psicóloga educacional. Resultados: A coleta de dados será realizada através de observação participante do cotidiano destes professores, como a hora de chegada e saída, intervalo, e demais atividades desenvolvidas (reuniões, encontro pedagógicos, etc.). Também serão aplicados pelo próprio pesquisador questionários semi-estruturados com os professores. Esta etapa terá uma duração média de dois meses. Discussão: Partindo do objetivo da pesquisa a análise dos dados será realizada através dos registros das observações e da transcrição dos questionários, recorrendo-se a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). Conclusão: Entende-se ser necessário que professores e professoras repensem a forma de produzir, pensar, dizer, agir e viver a realidade diversa e complexa que envolve os sujeitos da educação. Repensando também sua maneira de contribuir como profissional da educação na construção de uma sociedade igualitária em todos os níveis das relações humanas.