Na sociedade patriarcal, o sexismo se manifesta por meio da reprodução incessante dos estereótipos que inferiorizam a mulher vinculando-a sua natureza biológica e valorizando os mitos. Mediante ao trabalho Educação de Campo (Antônio Alberto Pereira) e a dissertação de mestrado Prática de Leitura com Mulheres Assentadas (Gislaine da Nóbrega) coletamos dados, nos utilizando dos Métodos de Pesquisa de Evandro Ghedin, em uma Comunidade no interior de Rio Tinto que é conduzida social e politicamente pela Associação de Moradores em que uma mulher é presidenta. Portanto tendo como base o livro de conteúdo Gênero e Diversidade na Escola pretende-se com esse trabalho estudar o conceito de gênero que compreende as masculinidades e feminilidades como algo construído social e culturalmente, a diferença em relação ao poder dado ao sexo feminino nos dias atuais para a posição social que ela ocupava em tempos passados, além de identificar e relacionar o uso da linguagem que contribui para a formação do sujeito mulher na luta pelo reconhecimento de seus direitos e de seu povo.