BRAVIN, Rodrigo et al.. Inventando possibilidades pedagógicas em sexualidade. Anais XI CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/10688>. Acesso em: 19/12/2024 13:45
Este texto pretende contribuir para a discussão da sexualidade na escola e também narrar uma prática pedagógica na qual foi trabalhado o tema diversidade sexual com turmas do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce Lopes Ponte em Viana – ES, a partir de aulas expositivas e uso de um documentário. Historicamente temáticas como sexualidades, religiosidade e raça vêm sendo tratadas de forma marginal nas práticas pedagógicas, pois professores (as) e escolas, em muitas situações, preferem se esquivar de polêmicas, impondo verdades absolutas e imutáveis sobre o corpo. Desta forma, no caso específico da sexualidade, percebemos que o corpo é tratado como algo dado, determinado e pronto desde o nascimento. Esta forma de pensar ignora as redes de poder existentes na sociedade e toda construção cultural que ocorre com o corpo. Nossos jovens chegam à escola, muitas vezes, com impressões equivocadas, distorcidas, crendices e preconceitos sobre o sexo e a instituição escolar ao invés de aproveitar essa possibilidade para propiciar um processo de reflexão, prefere em muitos momentos ignorar e impor aos discentes normas, regras e uniformização de comportamentos. Podemos concluir que discutir sexualidades no ambiente escolar é uma possibilidade de questionar e desconstruir preconceitos que foram se estabelecendo historicamente como normais. Assim, no fim da atividade os estudantes expressaram suas aprendizagens em relação à sexualidade por meio de música, arte, desenhos, etc. (anexo).