Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO PERIODO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UEPB

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
0 of 0
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106665 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO PERIODO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UEPB" "resumo" => "A experiência na sala de aula possibilita ao residente uma vivência íntima com seu futuro espaço de trabalho. Para muito além de experimentar ministrar aulas, o residente percebe a necessidade e aprende a refletir criticamente sobre seu desempenho na sala de aula e sua influência na vida dos aprendizes, e para isso, o Programa de Residência Pedagógica viabiliza essa experiência e contribui profundamente para a formação dos futuros professores. Os métodos utilizados para fundamentar este texto foram de cunho bibliográfico, com base em teóricos como Freire (1996), Bernardo (2007), Altet (2017) e Florentino (2022), como também as observações e as aulas ministradas. Sendo assim, este trabalho relata a experiência de observações das aulas de Língua Inglesa na Escola Cidadã Integral Irmã Joaquina Sampaio, no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), como também da regência de aulas na 1ª série do ensino médio na Escola Cidadã Integral Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz.A experiência na sala de aula possibilita ao residente uma vivência íntima com seu futuro espaço de trabalho. Para muito além de experimentar ministrar aulas, o" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID454_TB467_26032024222044.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE LIMA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.monteiro@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106665 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO PERIODO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UEPB" "resumo" => "A experiência na sala de aula possibilita ao residente uma vivência íntima com seu futuro espaço de trabalho. Para muito além de experimentar ministrar aulas, o residente percebe a necessidade e aprende a refletir criticamente sobre seu desempenho na sala de aula e sua influência na vida dos aprendizes, e para isso, o Programa de Residência Pedagógica viabiliza essa experiência e contribui profundamente para a formação dos futuros professores. Os métodos utilizados para fundamentar este texto foram de cunho bibliográfico, com base em teóricos como Freire (1996), Bernardo (2007), Altet (2017) e Florentino (2022), como também as observações e as aulas ministradas. Sendo assim, este trabalho relata a experiência de observações das aulas de Língua Inglesa na Escola Cidadã Integral Irmã Joaquina Sampaio, no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), como também da regência de aulas na 1ª série do ensino médio na Escola Cidadã Integral Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz.A experiência na sala de aula possibilita ao residente uma vivência íntima com seu futuro espaço de trabalho. Para muito além de experimentar ministrar aulas, o" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID454_TB467_26032024222044.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE LIMA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.monteiro@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A experiência na sala de aula possibilita ao residente uma vivência íntima com seu futuro espaço de trabalho. Para muito além de experimentar ministrar aulas, o residente percebe a necessidade e aprende a refletir criticamente sobre seu desempenho na sala de aula e sua influência na vida dos aprendizes, e para isso, o Programa de Residência Pedagógica viabiliza essa experiência e contribui profundamente para a formação dos futuros professores. Os métodos utilizados para fundamentar este texto foram de cunho bibliográfico, com base em teóricos como Freire (1996), Bernardo (2007), Altet (2017) e Florentino (2022), como também as observações e as aulas ministradas. Sendo assim, este trabalho relata a experiência de observações das aulas de Língua Inglesa na Escola Cidadã Integral Irmã Joaquina Sampaio, no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), como também da regência de aulas na 1ª série do ensino médio na Escola Cidadã Integral Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.