Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a intervenção pedagógica realizada com a temática Cidadania e Protagonismo Juvenil no Século XXI: Cidadania e Direitos no Brasil com os estudantes das três séries do ensino médio. A mediação promoveu o aprofundamento de temas no ensino de sociologia na escola-campo ECIT Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), gerando a produção de charges pelos estudantes e a montagem de painéis, nos quais se encontram a leitura crítica dos estudantes sobre os temas trabalhados. À medida que o mundo experimenta transformações significativas em diversas esferas, incluindo - tecnológica, social, econômica e política, o papel dos jovens na promoção da cidadania e na defesa dos direitos assume uma relevância cada vez maior. Nesse contexto, o Brasil enfrenta desafios e oportunidades únicos no que diz respeito à participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. As ações foram desenvolvidas a partir de uma metodologia participativa com provocações sociológicas, estimulando os estudantes a produzirem charges usando a criatividade numa perspectiva crítica.