Alunos do ensino superior ou da educação básica passam por dificuldades na aprendizagem da matemática. O jogo é um recurso que tem potencial para motivar as aulas e despertar o interesse para estudar a matéria. Este trabalho tem o objetivo de relatar prática de sala de aula desenvolvida por meio da Residência Pedagógica (RP) no subprojeto de Matemática da UEPB, campus VII. Utilizou-se um jogo abordando o conteúdo de Matemática Financeira, desenvolvido em turmas das 2ª série do Ensino Médio em uma instituição regular de ensino, da rede estadual, do governo da Paraíba. O jogo funcionou também para “quebrar o gelo” com estudantes que apresentaram certa timidez em relação a se expor nas atividades durante as aulas, sendo asssim o jogo foi um facilitador para a comunicação ocorrer de forma mais natural. A Residência Pedagógica proporcionou uma importante oportunidade de imersão na prática docente, enriquecendo a formação do residente como futuro professor de Matemática.Destaca-se também a importância da integração entre teoria e prática, conforme proposto pela Residência Pedagógica, pois as reflexões sobre a neceesidade de estudo, de realização de planejamento, de escolhas das metodologias para ensinar a matéria, sobre como os alunos aprendem mais foi estudado e vivido na escola, permitindo uma formação do professor com base na realidade das escolas e dos alunos que realmente temos.