O presente relato de experiência tem como principal objetivo descrever os processos, projetos e métodos utilizados e empregados pelas bolsistas ao longo de 6 meses vivenciados no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na escola pública Amália Freire de Pontes da rede municipal da cidade de Guarabira-PB, bem como, reflexões acerca da formação inicial e do fazer docente na prática pedagógica associando com a teoria aprendida em sala de aula ao longo do curso de Pedagogia da UEPB Campus III. Para elaboração deste artigo foram consultados autores, tais como: Freire (1996), Lima (2004), Ramos (2003) e a BNCC Foi através do PIBID que pudemos realizar o trabalho de facilitadores do aprendizado na realidade do cotidiano escolar, contribuindo com a educação básica local e com nossa própria formação docente, além da participação em evento na universidade ao qual nos trouxe crescimento e iniciação na produção acadêmica. Sendo, então, de suma importância o Subprojeto de Pedagogia, pois por meio dessa experiência única obtivemos significativa evolução em nossa formação inicial e acadêmica, bem como também contribuímos positivamente no aprendizado dos estudantes da educação infantil, aproximando a educação básica com o ensino superior. Onde, ao final da experiência na sala de aula, pudemos concluir que houve colaboração com o ensino da educação básica, favorecendo um reforço positivo para os estudantes do ensino público local.