Ao longo da história, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo educacional, buscando discutir propostas efetivas para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito da Metodologia Baseada em Problemas (ABP), usando sequências didáticas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola João Alves Torres no município de Araruna- PB. Inicialmente foram feitas reuniões na escola entre o professor - preceptor e os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência pedagógica para elencar estratégias a serem trabalhadas no desenvolvimento da metodologia. Posteriormente foi explanado para gestor da referida escola, as ações que seriam realizadas na instituição de ensino. Simultaneamente houve apresentação da metodologia para a turma mostrando a dinâmica de ensino, e o percurso que os alunos precisariam trilhar nessa etapa de aprendizagem. A formação das equipes se deu por meio de sorteio, ficando cada grupo com 03 componentes, os quais foram atribuídos funções dentro da equipe como: O coordenador um secretário e o colaborador. A primeira Sequência a ser desenvolvida foi referente ao Sistema Internacional de Unidades (SI), no primeiro desafio, foi possível observar certa timidez nos educados, diante das situações - problemas propostas. Por outro lado o trabalho coletivo interligado com as atitudes de resiliência foram fatores determinantes para a superação dos desafios apresentados, gerando novas oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das habilidades socioemocionais. As sequências envolvendo Cinemática suas Aplicações e Queda Livre foram desenvolvidas de maneira satisfatória com a participação massiva dos alunos em todas as atividades propostas. Um dos grandes alicerces para um aprendizado significativo é exatamente instigar o aluno a propor soluções para situações problemas do cotidiano de forma que ele possa interpretar e associar o conteúdo proposto a sua vida prática