Este relato destaca as atividades realizadas e as experiências adquiridas durante o processo de ensino/aprendizagem, que ocorreu entre outubro de 2022 e março de 2024, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na EMEF CEAI Dr. João Pereira de Assis, como parte do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Este programa é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), do qual graduandos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O objetivo é retratar alguns momentos que nos fizeram refletir sobre a formação do ser professor e destacar a importância dessa experiência no cotidiano da sala de aula. O embasamento teórico foi construído a partir das diretrizes da Base Comum Curricular, BNCC, (2017), dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2014) sobre sequência didática e voltada para a teoria sociocultural de Vygotsky (1987). Os resultados obtidos incluíram o aprimoramento das habilidades pedagógicas e a integração eficaz entre a teoria e a prática, além das reflexões efetivas acerca do fazer docente. Ao integrar teoria e prática, promover a reflexão crítica e fortalecer as habilidades pedagógicas, o programa preparou efetivamente os residentes para se tornarem professores qualificados e comprometidos com o sucesso educacional de seus alunos.