O presente relato tem como objetivo apresentar reflexões acerca da atuação das bolsistas, as contribuições feitas e experiências adquiridas no subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID), e assim ressaltar a importância das contribuições para a formação de experiências dos futuros docentes. Os trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos na área de educação do ensino fundamental I na escola pública municipal em Guarabira – Paraíba, conveniada do Programa. Dessa forma, as propostas de intervenção buscaram abordar as temáticas de ensino para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos, buscando desenvolver atividades junto com a professora titular que melhor se adequassem às especificidades dos discentes envolvidos no projeto, como também de abordar ações que integram valores para o ambiente escolar e social, além de enfatizar a importância do programa para iniciantes à docência. O programa tem auxiliado os bolsistas na reflexão da prática docente proporcionando experiência no cotidiano escolar, bem como a busca por novas metodologias de ensino que possam contribuir para sua futura vida profissional, dessa forma, o projeto é essencial na atuação desses futuros professores, para que venham desenvolver um ensino de qualidade.