Esse trabalho é o relato de experiência de PIBID que teve como objetivo introduzir o conteúdo de matrizes e equações lineares por meio de jogos interativos, promovendo o aprendizado de maneira lúdica e ativa. O foco foi colocado na participação ativa dos estudantes, no envolvimento, na colaboração e na resolução de problemas envolvendo a produção dos jogos que foram confeccionados pelos mesmos. Os estudantes foram incentivados a trabalhar em grupos, discutir métodos e usar de criatividade, compartilhar ideias e aprender uns com os outros. Para que a aplicação fosse colocada em pratica se fez necessário três encontros dividido em onze aulas de quarenta minutos cada, essas aulas foram destinadas para os alunos do 2° ano “A” do ensino médio da escola Targino Pereira no turno da manhã. Cada encontro produzido teve seu tema especifico, seus objetivos, justificativa e metodologia para que pudéssemos desenvolver cada momento que iria ocorrer em sala de aula. Para a produção dos jogos utilizamos matérias de baixo custo, que fossem acessíveis aos estudantes. Para proporcionar um ambiente divertido e estimulante sempre incentivado a explorar, pesquisar, experimentar e construir seu próprio conhecimento desenvolvendo habilidades e competências essências para a formação acadêmica e pessoal. A forma de avaliação foi frequente e contínua, baseada no desempenho dos estudantes em resolver questões conceituais para que pudessem aprender o conteúdo enquanto produziam seus jogos