Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OTIMIZANDO O PROCESSO DE PLANTAÇÃO DO COENTRO COM PRÁTICAS EFICIENTES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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Em geral esse tipo de plantação não necessita de muitos tratos, mas é importante ter adubação de cobertura e o controle sobre ervas daninhas que podem prejudicar o crescimento da planta e seu desenvolvimento saudável. Este trabalho teve como objetivo utilizar o plantio do coentro como atividade experimental de campo e como tema gerador no ensino de química, permitindo aos alunos discutirem conteúdos de química de uma forma significativa, investigativa e aplicados ao cotidiano. A metodologia foi aplicada no âmbito do projeto do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID)/UEPB, no qual foi utilizado três diferentes formas de cultivo, coentro sem adubo, coentro com adubo orgânico (esterco), coentro com adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio), para assim acompanhar, verificar e debater, de forma química, o desenvolvimento de cada tipo. Os resultados demonstraram o envolvimento, desenvolvimento e curiosidade dos alunos sobre a aplicação dos conhecimentos químicos na germinação, crescimento, melhoria do solo e características da planta, possibilitando discussões sobre como melhorar o desempenho da plantação. 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Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A plantação de coentro foi escolhida para ser um dos fundamentos norteadores desse trabalho, com uma boa taxa de crescimento, é uma planta que se desenvolve facilmente na região nordeste, tem seu índice de aceitação e consumo considerável, se adapta facilmente às mudanças de clima, mas em baixas temperaturas pode ter o crescimento retardado, por esse motivo se desenvolve melhor em climas quentes. Em geral esse tipo de plantação não necessita de muitos tratos, mas é importante ter adubação de cobertura e o controle sobre ervas daninhas que podem prejudicar o crescimento da planta e seu desenvolvimento saudável. Este trabalho teve como objetivo utilizar o plantio do coentro como atividade experimental de campo e como tema gerador no ensino de química, permitindo aos alunos discutirem conteúdos de química de uma forma significativa, investigativa e aplicados ao cotidiano. A metodologia foi aplicada no âmbito do projeto do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID)/UEPB, no qual foi utilizado três diferentes formas de cultivo, coentro sem adubo, coentro com adubo orgânico (esterco), coentro com adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio), para assim acompanhar, verificar e debater, de forma química, o desenvolvimento de cada tipo. Os resultados demonstraram o envolvimento, desenvolvimento e curiosidade dos alunos sobre a aplicação dos conhecimentos químicos na germinação, crescimento, melhoria do solo e características da planta, possibilitando discussões sobre como melhorar o desempenho da plantação. Percebeu-se que o conceito de elaboração de atividades no solo, estimula os alunos à investigação, pesquisa, elaboração e teste de hipóteses, bem como ao entendimento da importância de atividades multidisciplinares.

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