Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DO JOGO CAIXA SURPRESA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106562
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 450
    "titulo" => "O USO DO JOGO CAIXA SURPRESA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na turma do 8°ano, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em conjunto com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, localizada na comunidade de Santa Catarina, zona rural da cidade de Monteiro-PB. A abordagem metodológica utilizada foi a utilização de jogos na aprendizagem da matemática com o objetivo de articular a teoria com a prática. De acordo com Sérgio Lorenzato (2006), é de extrema importância associar a teoria com a prática na sala de aula para obter uma aprendizagem significativa. Utilizamos o jogo denominado de caixa surpresa, que consistia em uma caixinha de papelão contendo alguns cards em seu interior. Nos cards havia questões envolvendo Sistemas de Equações. Os alunos foram separados em grupos com 5 integrantes. Em seguida, cada grupo pegava um card e tentava resolver a questão. Após um tempo designado, cada grupo desenvolveu a resolução da questão no quadro. A utilização desse jogo ocorreu após a percepção de que era necessário trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos acerca do assunto Sistemas de Equações. A realização da atividade despertou o interesse na aula, tendo em vista a participação ativa dos estudantes durante a sua realização. O trabalho colaborativo foi outro aspecto importante a ser ressaltado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID450_TB361_23032024151852.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE BEZERRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeane.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106562
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 450
    "titulo" => "O USO DO JOGO CAIXA SURPRESA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na turma do 8°ano, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em conjunto com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, localizada na comunidade de Santa Catarina, zona rural da cidade de Monteiro-PB. A abordagem metodológica utilizada foi a utilização de jogos na aprendizagem da matemática com o objetivo de articular a teoria com a prática. De acordo com Sérgio Lorenzato (2006), é de extrema importância associar a teoria com a prática na sala de aula para obter uma aprendizagem significativa. Utilizamos o jogo denominado de caixa surpresa, que consistia em uma caixinha de papelão contendo alguns cards em seu interior. Nos cards havia questões envolvendo Sistemas de Equações. Os alunos foram separados em grupos com 5 integrantes. Em seguida, cada grupo pegava um card e tentava resolver a questão. Após um tempo designado, cada grupo desenvolveu a resolução da questão no quadro. A utilização desse jogo ocorreu após a percepção de que era necessário trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos acerca do assunto Sistemas de Equações. A realização da atividade despertou o interesse na aula, tendo em vista a participação ativa dos estudantes durante a sua realização. O trabalho colaborativo foi outro aspecto importante a ser ressaltado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID450_TB361_23032024151852.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE BEZERRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeane.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na turma do 8°ano, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em conjunto com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, localizada na comunidade de Santa Catarina, zona rural da cidade de Monteiro-PB. A abordagem metodológica utilizada foi a utilização de jogos na aprendizagem da matemática com o objetivo de articular a teoria com a prática. De acordo com Sérgio Lorenzato (2006), é de extrema importância associar a teoria com a prática na sala de aula para obter uma aprendizagem significativa. Utilizamos o jogo denominado de caixa surpresa, que consistia em uma caixinha de papelão contendo alguns cards em seu interior. Nos cards havia questões envolvendo Sistemas de Equações. Os alunos foram separados em grupos com 5 integrantes. Em seguida, cada grupo pegava um card e tentava resolver a questão. Após um tempo designado, cada grupo desenvolveu a resolução da questão no quadro. A utilização desse jogo ocorreu após a percepção de que era necessário trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos acerca do assunto Sistemas de Equações. A realização da atividade despertou o interesse na aula, tendo em vista a participação ativa dos estudantes durante a sua realização. O trabalho colaborativo foi outro aspecto importante a ser ressaltado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.