Este relato de experiência resulta das vivências na Residência Pedagógica em Sociologia da UEPB-Universidade Estadual da Paraíba, para compreender a dinâmica de funcionamento e acompanhamento da prática da docência nas diferentes modalidades de ensino: médio integral, ECI Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira; ensino regular EEEFM Ademar Veloso da Silveira; e integral técnico ECIT Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata. As escolas-campo designadas estão localizadas na cidade de Campina Grande-PB. Cada escola apresenta uma perspectiva distinta em função de sua localização, constituição e demandas sociais. Foi feita uma observação participante nas escolas-campo, com ênfase no aprendizado dos processos vinculados à profissão do professor de sociologia a partir do novo ensino médio, além da observação das configurações sociais que permeiam o ambiente escolar. Durante a experiência foi possível atuar nas etapas de planejamento dos processos, suas demandas, ações de acordo com objetivos da residência, articuladas com intervenções a partir da prática de regência, desenvolvimento de projetos e elaboração de produto pedagógico. Além disso, compreender o processo de vinculação das diretrizes fornecidas pela Secretaria Estadual de Educação, que por sua vez responde aos mecanismos legais de educação.