O jovem ou o adulto quando busca seu reingresso na escola através da Educação de Jovens e Adultos – EJA tem como maior motivação aprender a ler e escrever com desenvoltura, com intuito de desenvolver sua autonomia, seja nas atividades cotidianas, seja em busca de um bom emprego. Entretanto, esse processo é na maioria das vezes, lento e complexo fazendo com que, muitos desses sujeitos, premidos pelas responsabilidades e dificuldades da vida adulta, bem como, afetados pela baixa autoestima “abandonem” novamente a escola. Compreender a importância da EJA na vida de jovens e adultos que buscam retomar a escola é o objetivo desse trabalho. Desse modo, o presente relatório trata da nossa experiência como bolsista no Programa de Residência Pedagógica, realizado numa turma de segundo ciclo da EJA numa escola pública da rede municipal de Campina Grande/PB, durante o período de maio de 2023 a março de 2024. Durante o programa, foi possível observar a importância da escola para os alunos e alunas da EJA, e especialmente, o papel desempenhado pela professora cuja ação didática era pautada no diálogo e na relação afetuosa com a turma.