O cenário de mudanças no ensino ao longo do tempo, instigou vários educadores a procurarem ferramentas de ensino mais participativas, criativas e experienciais, como dinâmicas e jogos em ambientes escolares. Essas dinâmicas contribuem para a construção da aprendizagem dos alunos, o desenvolvimento de interações sociais entre eles, e de uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo divertida, gerenciando o aprendizado de maneira diferente. Essa produção foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, qualitativa e de objetivo exploratório, onde serão investigados os principais meios de aprendizagem nas aulas, a partir da realização de aulas expositivas, dialogadas fazendo o uso do lúdico. Mediante o exposto, o presente artigo corporifica como se deu o ensino de geografia na turma do 3º ano B, do ECI Félix Araújo a partir de jogos e dinâmicas inseridos nas aulas de geografia. Os principais resultados obtidos foram: a forma que a turma trabalhou em equipe, o alto nível de participação dos alunos, maior concentração nas aulas e a alta motivação para estudar geografia.