Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA — PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106542
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 605
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA — PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O presente artigo consiste em um relato de experiência da vivência acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado entre o período 1 de maio de 2023 ao dia 31 de março de 2024, na instituição escolar municipal Amaro da Costa Barros de Campina Grande, na Paraíba. O documento explana os aspectos gerais das atividades desenvolvidas no decorrer do período de residência e os resultados obtidos do Programa de Residência Pedagógica de acordo com a narrativa dos alunos, explicita a realidade da vivência do ambiente educacional, auxiliando à docência e a importância da teoria e de práticas atreladas à formação superior na aplicação de recursos ativos. A metodologia desenvolvida se dá a partir da narrativa da residente, registros em foto, elaborados ao longo do período na aplicação dos subprojetos conforme prévio planejamento, conforme os princípios de Paulo Freire. Os resultados foram positivos e satisfatórios, de acordo com a vivência da residente, na prática da docência, ao lidar com a realidade dos jovens e adultos, para aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades vivenciadas no cotidiano escolar, proporcionando um crescimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID605_TB340_20032024210202.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIELLE LIANDRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIELLE"
    "autor_email" => "dielleliandra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106542
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 605
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA — PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O presente artigo consiste em um relato de experiência da vivência acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado entre o período 1 de maio de 2023 ao dia 31 de março de 2024, na instituição escolar municipal Amaro da Costa Barros de Campina Grande, na Paraíba. O documento explana os aspectos gerais das atividades desenvolvidas no decorrer do período de residência e os resultados obtidos do Programa de Residência Pedagógica de acordo com a narrativa dos alunos, explicita a realidade da vivência do ambiente educacional, auxiliando à docência e a importância da teoria e de práticas atreladas à formação superior na aplicação de recursos ativos. A metodologia desenvolvida se dá a partir da narrativa da residente, registros em foto, elaborados ao longo do período na aplicação dos subprojetos conforme prévio planejamento, conforme os princípios de Paulo Freire. Os resultados foram positivos e satisfatórios, de acordo com a vivência da residente, na prática da docência, ao lidar com a realidade dos jovens e adultos, para aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades vivenciadas no cotidiano escolar, proporcionando um crescimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID605_TB340_20032024210202.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIELLE LIANDRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIELLE"
    "autor_email" => "dielleliandra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência da vivência acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado entre o período 1 de maio de 2023 ao dia 31 de março de 2024, na instituição escolar municipal Amaro da Costa Barros de Campina Grande, na Paraíba. O documento explana os aspectos gerais das atividades desenvolvidas no decorrer do período de residência e os resultados obtidos do Programa de Residência Pedagógica de acordo com a narrativa dos alunos, explicita a realidade da vivência do ambiente educacional, auxiliando à docência e a importância da teoria e de práticas atreladas à formação superior na aplicação de recursos ativos. A metodologia desenvolvida se dá a partir da narrativa da residente, registros em foto, elaborados ao longo do período na aplicação dos subprojetos conforme prévio planejamento, conforme os princípios de Paulo Freire. Os resultados foram positivos e satisfatórios, de acordo com a vivência da residente, na prática da docência, ao lidar com a realidade dos jovens e adultos, para aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades vivenciadas no cotidiano escolar, proporcionando um crescimento pessoal e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.