O presente relatório de experiência, apresenta a importância da residência pedagógica para os graduandos em Licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; bem como, os desafios enfrentados pelos licenciandos/residentes durante o processo. A metodologia incluiu momentos teóricos e práticos; na parte teórica os residentes se encontravam semanalmente às quintas-feiras para discutir os textos indicados pela coordenadora/orientadora da Residência Pedagógica. Nas escolas locais onde ocorria as experiências tínhamos como metodologia, o ensino integral e o ensino regular, nas respectivas escolas, ECIT Dr. Elpídio de Almeida, ECI Professor Itan Pereira e EEEFM Ademar Veloso da Silveira. A experiência foi considerada positiva, pois foi possível observarmos a importância da RP, tanto para os residentes como para os alunos da escola. No entanto, os residentes enfrentaram desafios durante o programa, como a dificuldade em lidar com as diferentes realidades dos alunos e a adaptação a uma nova metodologia de ensino. Apesar desses desafios, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes. O relatório destaca a importância da RP como uma oportunidade para os licenciandos de Sociologia colocarem em prática os conhecimentos construídos na universidade, e para adquirirem novas habilidades e competências para a sua futura carreira como professores.