UM OLHAR SOBRE O PIBID E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106500 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O PIBID E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III - para a formação de futuros educadores. Neste estudo, são apresentadas as representações dos/as bolsistas desse Subprojeto acerca do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e sobre a importância desse Programa para sua a e atuação profissional. Este trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e também para coleta de dados aplicado um formulário do google forms com 19 bolsistas participantes dos dois últimos editais do PIBID, Subprojeto de Pedagogia. Para a sua construção, foram consultados autores, tais como: Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1991), Pimenta (2005) e ainda os seguintes documentos legais Portaria Normativa do MEC nº 38/2007, Portaria Capes nº 83/2022, Editais da Prograd UEPB. A formação inicial é aquela primeira formação necessária para que o/a futuro/a professor/a possa atuar em sala de aula, neste caso, é a que recebe o/a aluno/a bolsista. A formação continuada é aquela realizada após a conclusão de um curso de magistério, pelo qual passam supervisores e coordenadores deste Programa. E essas formações contribuem com a melhoria do trabalho desenvolvido por esses atores em todo o país." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID223_TB290_15032024202422.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "prof.debora@servidor.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106500 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O PIBID E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III - para a formação de futuros educadores. Neste estudo, são apresentadas as representações dos/as bolsistas desse Subprojeto acerca do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e sobre a importância desse Programa para sua a e atuação profissional. Este trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e também para coleta de dados aplicado um formulário do google forms com 19 bolsistas participantes dos dois últimos editais do PIBID, Subprojeto de Pedagogia. Para a sua construção, foram consultados autores, tais como: Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1991), Pimenta (2005) e ainda os seguintes documentos legais Portaria Normativa do MEC nº 38/2007, Portaria Capes nº 83/2022, Editais da Prograd UEPB. A formação inicial é aquela primeira formação necessária para que o/a futuro/a professor/a possa atuar em sala de aula, neste caso, é a que recebe o/a aluno/a bolsista. A formação continuada é aquela realizada após a conclusão de um curso de magistério, pelo qual passam supervisores e coordenadores deste Programa. E essas formações contribuem com a melhoria do trabalho desenvolvido por esses atores em todo o país." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID223_TB290_15032024202422.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "prof.debora@servidor.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }