Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III - para a formação de futuros educadores. Neste estudo, são apresentadas as representações dos/as bolsistas desse Subprojeto acerca do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e sobre a importância desse Programa para sua a e atuação profissional. Este trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e também para coleta de dados aplicado um formulário do google forms com 19 bolsistas participantes dos dois últimos editais do PIBID, Subprojeto de Pedagogia. Para a sua construção, foram consultados autores, tais como: Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1991), Pimenta (2005) e ainda os seguintes documentos legais Portaria Normativa do MEC nº 38/2007, Portaria Capes nº 83/2022, Editais da Prograd UEPB. A formação inicial é aquela primeira formação necessária para que o/a futuro/a professor/a possa atuar em sala de aula, neste caso, é a que recebe o/a aluno/a bolsista. A formação continuada é aquela realizada após a conclusão de um curso de magistério, pelo qual passam supervisores e coordenadores deste Programa. E essas formações contribuem com a melhoria do trabalho desenvolvido por esses atores em todo o país.