O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos “pibidianos” e residente. Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% da turma tiveram resultados positivos. Pretendesse desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras. Vale salientar, que o município foi contemplado com verbas do governo federal para a construção de um laboratório de Física (robótica), sendo assim, necessário desenvolver novas metodologias que possam auxiliar na melhor aprendizagem dos alunos.