Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO CULTURAL COMO APORTE TEÓRICO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES/UEPB

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106398
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 138
    "titulo" => "O ENSINO CULTURAL COMO APORTE TEÓRICO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES/UEPB"
    "resumo" => "Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em mais de uma língua é crucial e imprescindível. Assim, a aprendizagem de língua espanhola torna-se necessária e eficaz no processo formativo dos discentes. Nesta perspectiva, aprender o idioma de forma contextualizada através dos aspectos culturais permite uma forma de ensino lúdica e comunicativa. Partindo desse pressuposto, o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo a iniciação à docência de forma dinamizada, neste caso, explorando o meio artístico e festivo da comunidade hispano falante, presente oficialmente em 21 países, bem como, despertar o pensamento crítico e respeito às demais culturas, ademais de fortalecer os laços com as próprias tradições. Diante disso, relatarei neste trabalho minha experiência no Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na escola ECIT Nenzinha Cunha Lima, no município de Campina Grande, PB. O presente relato é um trabalho de cunho bibliográfico, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Paulo Freire (1996) e (2001), tal qual o conceito de cultura difundido por Edward Tylor (1871) e destrinchado por Laraia (2001), como as contribuições de multiculturalismo e interculturalismo na aprendizagem de língua espanhola pela professora e pesquisadora Márcia Paraquett (2010), com fito de demonstrar os resultados positivos do ensino cultural como aporte teórico na aprendizagem de E/LE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID138_TB185_13032024152434.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALUSKA FERREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Aluska"
    "autor_email" => "aluskaferreira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106398
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 138
    "titulo" => "O ENSINO CULTURAL COMO APORTE TEÓRICO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES/UEPB"
    "resumo" => "Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em mais de uma língua é crucial e imprescindível. Assim, a aprendizagem de língua espanhola torna-se necessária e eficaz no processo formativo dos discentes. Nesta perspectiva, aprender o idioma de forma contextualizada através dos aspectos culturais permite uma forma de ensino lúdica e comunicativa. Partindo desse pressuposto, o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo a iniciação à docência de forma dinamizada, neste caso, explorando o meio artístico e festivo da comunidade hispano falante, presente oficialmente em 21 países, bem como, despertar o pensamento crítico e respeito às demais culturas, ademais de fortalecer os laços com as próprias tradições. Diante disso, relatarei neste trabalho minha experiência no Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na escola ECIT Nenzinha Cunha Lima, no município de Campina Grande, PB. O presente relato é um trabalho de cunho bibliográfico, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Paulo Freire (1996) e (2001), tal qual o conceito de cultura difundido por Edward Tylor (1871) e destrinchado por Laraia (2001), como as contribuições de multiculturalismo e interculturalismo na aprendizagem de língua espanhola pela professora e pesquisadora Márcia Paraquett (2010), com fito de demonstrar os resultados positivos do ensino cultural como aporte teórico na aprendizagem de E/LE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID138_TB185_13032024152434.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALUSKA FERREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Aluska"
    "autor_email" => "aluskaferreira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em mais de uma língua é crucial e imprescindível. Assim, a aprendizagem de língua espanhola torna-se necessária e eficaz no processo formativo dos discentes. Nesta perspectiva, aprender o idioma de forma contextualizada através dos aspectos culturais permite uma forma de ensino lúdica e comunicativa. Partindo desse pressuposto, o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo a iniciação à docência de forma dinamizada, neste caso, explorando o meio artístico e festivo da comunidade hispano falante, presente oficialmente em 21 países, bem como, despertar o pensamento crítico e respeito às demais culturas, ademais de fortalecer os laços com as próprias tradições. Diante disso, relatarei neste trabalho minha experiência no Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na escola ECIT Nenzinha Cunha Lima, no município de Campina Grande, PB. O presente relato é um trabalho de cunho bibliográfico, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Paulo Freire (1996) e (2001), tal qual o conceito de cultura difundido por Edward Tylor (1871) e destrinchado por Laraia (2001), como as contribuições de multiculturalismo e interculturalismo na aprendizagem de língua espanhola pela professora e pesquisadora Márcia Paraquett (2010), com fito de demonstrar os resultados positivos do ensino cultural como aporte teórico na aprendizagem de E/LE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.