Este relato de experiência apresenta a vivência das discentes do curso de Letras Português, da Universidade Estadual da Paraíba/Campus I, através do Programa de Residência Pedagógica, fornecido pela CAPES, cota 2022/2024. Essa atuação proporcionou o ensino em uma turma de 2º ano do ensino médio, na escola E.E.E.F.M. Maria Augusta Lucena de Brito, localizada no Sítio Lucas, zona rural de Campina Grande, PB. Em linhas gerais, o texto aborda aspectos da experiência no percurso que vai do discente para docente, como lidar com os conflitos educacionais e pessoais. A metodologia é desenvolvida a partir de uma pesquisa qualitativa, analisando as aulas, a evolução e os registros realizados em diferentes momentos. Os principais resultados apontam para dois pontos: um deles foi a vivência da prática docente, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso com a ação docente, suprindo até mesmo lacunas deixadas pelos estágios, durante a graduação. E, outro, foi que a vivência ressaltou a importância de considerar não apenas as habilidades pedagógicas ou conteudísticas, mas também o desenvolvimento emocional e a capacidade de lidar com situações afetivas no contexto educacional. Essa experiência nos proporcionou apropriamento em nossa desenvoltura docente, além da segurança, aprendizagem e desenvoltura no ambiente educacional.