Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROMOVENDO INCLUSÃO NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106320
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 266
    "titulo" => "PROMOVENDO INCLUSÃO NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre inclusão em sala de aula com um aluno autista. Esse se deu no Programa Residência Pedagógica da UEPB Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. Em nosso subprojeto nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisa e planejamento das aulas de forma colaborativa com os membros do subprojeto. A regência em questão se deu com 28 alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental II Roberto Simonsen, na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 22 de agosto e 14 de setembro de 2023. Neste artigo, relatamos um momento incrível em sala de aula durante nossa regência, onde um aluno autista demonstrou iniciativa para responder questões no quadro. Ao acertar a questão, todos os outros alunos o aplaudiram, o que deixou ele bem feliz e realizado por conseguir tal feito. Com isso, destacamos a importância de criar oportunidade para todos os alunos, sem exceção. A experiência que relatamos mostra como a inclusão pode ser alcançada de maneira simples e eficaz, promovendo o desenvolvimento escolar e social de alunos com necessidades especiais. Uma das questões abordada no campo da Educação Matemática é a Educação Matemática Inclusiva, algo necessário e urgente no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID266_TB105_22022024215839.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERVERTON LOPES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERVERTON"
    "autor_email" => "herverton.oliveira@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106320
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 266
    "titulo" => "PROMOVENDO INCLUSÃO NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre inclusão em sala de aula com um aluno autista. Esse se deu no Programa Residência Pedagógica da UEPB Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. Em nosso subprojeto nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisa e planejamento das aulas de forma colaborativa com os membros do subprojeto. A regência em questão se deu com 28 alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental II Roberto Simonsen, na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 22 de agosto e 14 de setembro de 2023. Neste artigo, relatamos um momento incrível em sala de aula durante nossa regência, onde um aluno autista demonstrou iniciativa para responder questões no quadro. Ao acertar a questão, todos os outros alunos o aplaudiram, o que deixou ele bem feliz e realizado por conseguir tal feito. Com isso, destacamos a importância de criar oportunidade para todos os alunos, sem exceção. A experiência que relatamos mostra como a inclusão pode ser alcançada de maneira simples e eficaz, promovendo o desenvolvimento escolar e social de alunos com necessidades especiais. Uma das questões abordada no campo da Educação Matemática é a Educação Matemática Inclusiva, algo necessário e urgente no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID266_TB105_22022024215839.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERVERTON LOPES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERVERTON"
    "autor_email" => "herverton.oliveira@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre inclusão em sala de aula com um aluno autista. Esse se deu no Programa Residência Pedagógica da UEPB Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022. Em nosso subprojeto nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para pesquisa e planejamento das aulas de forma colaborativa com os membros do subprojeto. A regência em questão se deu com 28 alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental II Roberto Simonsen, na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 22 de agosto e 14 de setembro de 2023. Neste artigo, relatamos um momento incrível em sala de aula durante nossa regência, onde um aluno autista demonstrou iniciativa para responder questões no quadro. Ao acertar a questão, todos os outros alunos o aplaudiram, o que deixou ele bem feliz e realizado por conseguir tal feito. Com isso, destacamos a importância de criar oportunidade para todos os alunos, sem exceção. A experiência que relatamos mostra como a inclusão pode ser alcançada de maneira simples e eficaz, promovendo o desenvolvimento escolar e social de alunos com necessidades especiais. Uma das questões abordada no campo da Educação Matemática é a Educação Matemática Inclusiva, algo necessário e urgente no ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.