O ensino de literatura constitui parte essencial no conhecimento do percurso histórico de uma língua, em vista do acesso a obras que remontam os traços culturais de uma sociedade, além de sua ligação a arte e a estética ao logo da história. No relato em questão, apresentaremos um registro das vivências referentes à aplicação de uma sequência didática no contexto da disciplina de língua portuguesa, voltada para o estudo das Vanguardas Europeias. O propósito primordial era não apenas introduzir os alunos ao universo artístico, mas também fomentar a criatividade e encorajar a expressão individual, visando empoderar os discentes em seu processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi cuidadosamente planejada para estimular não apenas a compreensão teórica, mas também a aplicação prática dos conceitos abordados. Por meio de abordagens dinâmicas que incluíam aulas expositivas envolventes, análises aprofundadas de obras vanguardistas, debates enriquecedores e atividades práticas de produção artística, os alunos foram imersos em um ambiente que os desafiavam a pensar criticamente, experimentar novas formas de expressão e explorar suas próprias capacidades criativas. Ao final do processo, foi gratificante observar o desenvolvimento dos alunos e os resultados alcançados. As produções finais refletiram não apenas o entendimento adquirido sobre as vanguardas europeias, mas também o crescimento pessoal e artístico de cada indivíduo envolvido no processo de aprendizagem. Com isso, essa prática proporcionou uma experiência artística inovadora ao explorar a construção de espaços de análises e produção de obras, e favoreceu a ocorrência de aulas mais dinâmicas e com a participação de todos os alunos que se faziam presente em sala de aula.