Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESUMO DE EXPERIÊNCIA (RE)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 06 – Ensino de História e formação docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106265
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 663
    "titulo" => "RESUMO DE EXPERIÊNCIA (RE)"
    "resumo" => "O trabalho em questão envolve a integração de atividades lúdicas e educacionais, abrangendo o uso de jogos e dinâmicas na sala de aula, como o bingo, como ferramentas de aprendizado relacionadas à história, filmes e documentários. Além disso, são implementados exercícios de fixação e questionários como parte do processo de ensino. Uma parte fundamental do programa é a apresentação de seminários pelos alunos. Inicialmente, muitos enfrentam desafios na apresentação, com a tendência de ler diretamente dos slides, em vez de explicar com suas próprias palavras, algo que vem evoluindo gradualmente. No âmbito metodológico, a abordagem construtivista desempenha um papel fundamental. Segundo essa metodologia, os alunos são vistos como protagonistas ativos de seu aprendizado, construindo conhecimento de forma autônoma. Os professores atuam como mediadores, proporcionando materiais e problemas para que os alunos possam refletir, levantar hipóteses e explorar conceitos. Nessa linha pedagógica, os alunos são encorajados a participar ativamente das aulas expositivas, fazendo comentários, críticas e observações sobre os conteúdos apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e construtivo. Como resultado até o momento, observa-se uma melhoria gradual na capacidade dos alunos de realizar apresentações mais fluentes e críticas. Os estudantes têm demonstrado maior domínio dos conteúdos, e o processo de construção autônoma do conhecimento tem enriquecido sua experiência de aprendizado, tornando-a mais significativa e engajada."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID663_TB28_24102023134158.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROBERTO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO ROBERTO"
    "autor_email" => "probertomoura123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106265
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 663
    "titulo" => "RESUMO DE EXPERIÊNCIA (RE)"
    "resumo" => "O trabalho em questão envolve a integração de atividades lúdicas e educacionais, abrangendo o uso de jogos e dinâmicas na sala de aula, como o bingo, como ferramentas de aprendizado relacionadas à história, filmes e documentários. Além disso, são implementados exercícios de fixação e questionários como parte do processo de ensino. Uma parte fundamental do programa é a apresentação de seminários pelos alunos. Inicialmente, muitos enfrentam desafios na apresentação, com a tendência de ler diretamente dos slides, em vez de explicar com suas próprias palavras, algo que vem evoluindo gradualmente. No âmbito metodológico, a abordagem construtivista desempenha um papel fundamental. Segundo essa metodologia, os alunos são vistos como protagonistas ativos de seu aprendizado, construindo conhecimento de forma autônoma. Os professores atuam como mediadores, proporcionando materiais e problemas para que os alunos possam refletir, levantar hipóteses e explorar conceitos. Nessa linha pedagógica, os alunos são encorajados a participar ativamente das aulas expositivas, fazendo comentários, críticas e observações sobre os conteúdos apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e construtivo. Como resultado até o momento, observa-se uma melhoria gradual na capacidade dos alunos de realizar apresentações mais fluentes e críticas. Os estudantes têm demonstrado maior domínio dos conteúdos, e o processo de construção autônoma do conhecimento tem enriquecido sua experiência de aprendizado, tornando-a mais significativa e engajada."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID663_TB28_24102023134158.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ROBERTO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO ROBERTO"
    "autor_email" => "probertomoura123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O trabalho em questão envolve a integração de atividades lúdicas e educacionais, abrangendo o uso de jogos e dinâmicas na sala de aula, como o bingo, como ferramentas de aprendizado relacionadas à história, filmes e documentários. Além disso, são implementados exercícios de fixação e questionários como parte do processo de ensino. Uma parte fundamental do programa é a apresentação de seminários pelos alunos. Inicialmente, muitos enfrentam desafios na apresentação, com a tendência de ler diretamente dos slides, em vez de explicar com suas próprias palavras, algo que vem evoluindo gradualmente. No âmbito metodológico, a abordagem construtivista desempenha um papel fundamental. Segundo essa metodologia, os alunos são vistos como protagonistas ativos de seu aprendizado, construindo conhecimento de forma autônoma. Os professores atuam como mediadores, proporcionando materiais e problemas para que os alunos possam refletir, levantar hipóteses e explorar conceitos. Nessa linha pedagógica, os alunos são encorajados a participar ativamente das aulas expositivas, fazendo comentários, críticas e observações sobre os conteúdos apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e construtivo. Como resultado até o momento, observa-se uma melhoria gradual na capacidade dos alunos de realizar apresentações mais fluentes e críticas. Os estudantes têm demonstrado maior domínio dos conteúdos, e o processo de construção autônoma do conhecimento tem enriquecido sua experiência de aprendizado, tornando-a mais significativa e engajada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.