Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A ESCRITA E COMUNICAÇÃO COMO UMA ARTE: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DE PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106399
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 459
    "titulo" => "A ESCRITA E COMUNICAÇÃO COMO UMA ARTE: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DE PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "No presente trabalho, abordamos os benefícios de fazer uso dos gêneros textuais na sala de aula, com base na prática e nos resultados obtidos ao realizar o projeto intitulado “Gêneros Textuais e a Arte da Comunicação Escrita: Uma Experiência no Ensino Fundamental”, que teve como finalidade o aperfeiçoamento e evolução dos alunos na produção textual e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Este artigo é resultante do projeto trabalhado por meio do programa Residência Pedagógica, cooperando com o desenvolvimento da escrita dos alunos do 7° e 8° anos do ensino fundamental da escola ECI “José Soares de Carvalho”. Por meio da utilização da sequência didática que serviu como uma direção em todo percurso do projeto para elaboração das aulas e para o planejamento antes da prática com os gêneros, durante o percurso do projeto pode-se perceber um amadurecimento significativo nas produções textuais e na prática da leitura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID459_TB186_13032024161221.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALCKRIA SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WALCKRIA"
    "autor_email" => "walckria.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106399
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 459
    "titulo" => "A ESCRITA E COMUNICAÇÃO COMO UMA ARTE: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DE PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "No presente trabalho, abordamos os benefícios de fazer uso dos gêneros textuais na sala de aula, com base na prática e nos resultados obtidos ao realizar o projeto intitulado “Gêneros Textuais e a Arte da Comunicação Escrita: Uma Experiência no Ensino Fundamental”, que teve como finalidade o aperfeiçoamento e evolução dos alunos na produção textual e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Este artigo é resultante do projeto trabalhado por meio do programa Residência Pedagógica, cooperando com o desenvolvimento da escrita dos alunos do 7° e 8° anos do ensino fundamental da escola ECI “José Soares de Carvalho”. Por meio da utilização da sequência didática que serviu como uma direção em todo percurso do projeto para elaboração das aulas e para o planejamento antes da prática com os gêneros, durante o percurso do projeto pode-se perceber um amadurecimento significativo nas produções textuais e na prática da leitura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID459_TB186_13032024161221.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALCKRIA SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WALCKRIA"
    "autor_email" => "walckria.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

No presente trabalho, abordamos os benefícios de fazer uso dos gêneros textuais na sala de aula, com base na prática e nos resultados obtidos ao realizar o projeto intitulado “Gêneros Textuais e a Arte da Comunicação Escrita: Uma Experiência no Ensino Fundamental”, que teve como finalidade o aperfeiçoamento e evolução dos alunos na produção textual e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Este artigo é resultante do projeto trabalhado por meio do programa Residência Pedagógica, cooperando com o desenvolvimento da escrita dos alunos do 7° e 8° anos do ensino fundamental da escola ECI “José Soares de Carvalho”. Por meio da utilização da sequência didática que serviu como uma direção em todo percurso do projeto para elaboração das aulas e para o planejamento antes da prática com os gêneros, durante o percurso do projeto pode-se perceber um amadurecimento significativo nas produções textuais e na prática da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.