Um dos maiores desafios no que se refere ao ensino de língua estrangeira, especificamente, o espanhol é despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado da língua, que muitas vezes é visto como distante de sua realidade. É esta crença que nos leva a discutir sobre um ensino de espanhol através do componente lúdico e cultural de forma contextualizada com enfoque comunicativo. É sob essa ótica que atua o Programa de Residência Pedagógica, que tem como objetivo de incentivar a iniciação à docência a partir do estudo da cultura dos países hispanos e promover diálogos e experiências enriquecedoras, de modo a ampliar o espaço de vivência teórico-metodológica e de prática, tanto para os alunos-bolsistas da graduação em língua espanhola da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), quanto para o preceptor. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um relato sobre o projeto desenvolvido na ECIT Nenzinha Cunha Lima pelo Programa de Residência Pedagógica e se fundamenta nos aportes teóricos de Freire (1997), Poyatos (1994), Silva e Aragão (2011), entre outros, com o propósito de apresentar de forma positiva os resultados das ações desenvolvidas na escola.