Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PEDAGOGIA MATEMÁTICA: EXPLORANDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO, UMA JORNADA PELA GEOMETRIA EM AULAS DINÂMICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106467
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "PEDAGOGIA MATEMÁTICA: EXPLORANDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO, UMA JORNADA PELA GEOMETRIA EM AULAS DINÂMICAS"
    "resumo" => "O presente relato aborda uma das experiências realizadas durante as regências do Programa Residência Pedagógica, esta foi realizada em uma sala de aula da EECIT José Leite de Sousa, com uma turma da 2ª Série do Ensino Médio. O relatório trata de aulas sobre os sólidos de Platão, assunto da Geometria Espacial. Durante as aulas, exploramos os cinco poliedros convexos regulares descritos pelo filósofo grego Platão. Começamos identificando cada sólido – o tetraedro, o cubo (hexaedro), o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro – e discutimos suas propriedades básicas, como o número de faces, arestas e vértices. Os tópicos abordados incluem estratégias para os alunos pensarem criticamente, desenvolverem habilidades de resolução de problemas e fazerem conexões entre matemática e outras disciplinas para enriquecer sua experiência de aprendizagem. Um curso dinâmico sobre geometria platônica deve envolver uma introdução a Platão e seus sólidos platônicos. Os alunos participaram de atividades práticas, como explorar modelos físicos de sólidos, discutir suas características e criar representações usando diferentes materiais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID701_TB256_15032024141239.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENILSON SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DENILSON"
    "autor_email" => "denilson.costa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106467
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "PEDAGOGIA MATEMÁTICA: EXPLORANDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO, UMA JORNADA PELA GEOMETRIA EM AULAS DINÂMICAS"
    "resumo" => "O presente relato aborda uma das experiências realizadas durante as regências do Programa Residência Pedagógica, esta foi realizada em uma sala de aula da EECIT José Leite de Sousa, com uma turma da 2ª Série do Ensino Médio. O relatório trata de aulas sobre os sólidos de Platão, assunto da Geometria Espacial. Durante as aulas, exploramos os cinco poliedros convexos regulares descritos pelo filósofo grego Platão. Começamos identificando cada sólido – o tetraedro, o cubo (hexaedro), o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro – e discutimos suas propriedades básicas, como o número de faces, arestas e vértices. Os tópicos abordados incluem estratégias para os alunos pensarem criticamente, desenvolverem habilidades de resolução de problemas e fazerem conexões entre matemática e outras disciplinas para enriquecer sua experiência de aprendizagem. Um curso dinâmico sobre geometria platônica deve envolver uma introdução a Platão e seus sólidos platônicos. Os alunos participaram de atividades práticas, como explorar modelos físicos de sólidos, discutir suas características e criar representações usando diferentes materiais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID701_TB256_15032024141239.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENILSON SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DENILSON"
    "autor_email" => "denilson.costa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente relato aborda uma das experiências realizadas durante as regências do Programa Residência Pedagógica, esta foi realizada em uma sala de aula da EECIT José Leite de Sousa, com uma turma da 2ª Série do Ensino Médio. O relatório trata de aulas sobre os sólidos de Platão, assunto da Geometria Espacial. Durante as aulas, exploramos os cinco poliedros convexos regulares descritos pelo filósofo grego Platão. Começamos identificando cada sólido – o tetraedro, o cubo (hexaedro), o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro – e discutimos suas propriedades básicas, como o número de faces, arestas e vértices. Os tópicos abordados incluem estratégias para os alunos pensarem criticamente, desenvolverem habilidades de resolução de problemas e fazerem conexões entre matemática e outras disciplinas para enriquecer sua experiência de aprendizagem. Um curso dinâmico sobre geometria platônica deve envolver uma introdução a Platão e seus sólidos platônicos. Os alunos participaram de atividades práticas, como explorar modelos físicos de sólidos, discutir suas características e criar representações usando diferentes materiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.